A Universidade de Évora (UÉVORA) e a Jerónimo Martins Agroalimentar (JMA) assinaram, na quarta-feira, dia 29, um protocolo de colaboração que reforça a parceria entre as duas instituições no âmbito da Cátedra do Solo da UÉVORA, numa cerimónia que decorreu na Sala 124 do Colégio do Espírito Santo.
A Reitora da Universidade de Évora, Hermínia Vasconcelos Vilar começou por afirmar «numa visão holística destas parcerias», que «o que se procura é ligar a UÉVORA ao mundo que a rodeia», acrescentando que «não há ciência aplicada sem ciência fundamental, mas num contexto em que se antecipa algum favorecimento da investigação aplicada, estas parcerias ganham escala e relevância».
Sublinhando a importância desta colaboração, a Reitora destacou ainda que «a Universidade de Évora tem procurado afirmar-se como uma instituição de referência na área das ciências agrárias e ambientais, e esta parceria é mais um passo nesse caminho». Para Hermínia Vasconcelos Vilar, «a Cátedra do Solo é um exemplo claro de como a academia pode contribuir de forma direta para a sustentabilidade dos territórios e para o apoio às empresas que têm uma visão responsável sobre o futuro».
Já António Serrano, Administrador da Jerónimo Martins Agro-alimentar considerou que «foi uma decisão natural para o Grupo, que tem tido a preocupação de estar sempre muito ligado ao território».
De facto, com este novo protocolo, as duas instituições aprofundam a cooperação, orientando-a agora para o estudo e valorização dos solos, um recurso fundamental para o futuro da agricultura sustentável e da adaptação às alterações climáticas.

