12 anos depois, Miguel Rasquinho, candidato do PS, volta a conquista a Câmara de Monforte, com 35,84% dos votos.

Miguel Rasquinho, que há 12 anos perdeu a liderança da autarquia para a CDU, na altura lidera por Gonçalo Lagem, voltou assim a merecer o voto de confiança da maioria dos eleitores do concelho, tendo o PS conquistado também a Assembleia Municipal e as Juntas de Freguesia de Vaiamonte e Assumar.

A CDU ficou em segundo lugar, com 32,73% dos votos, tendo apenas conseguido manter a liderança da Junta de Freguesia de Monforte, mas elege dois vereadores, tal como o PS. O movimento independente – MCCM conquistou a Assembleia de Freguesia de Santo Aleixo e elege um vereador.

Contrariando algumas expectativas que foram criadas nos dias que antecederam as eleições relativamente à votação que o Chega poderia ter, o partido foi o menos votado, quer para a Câmara quer para a Assembleia.

Publicidade