Música de inspiração medieval, gastronomia, encenações históricas e tradição vão estar no centro da edição de 2025 da Feira Medieval Ibérica de Avis, que se realiza nos dias 9, 10 e 11 de Maio e leva ao Centro Histórico da vila uma autêntica viagem ao passado – este ano centrada nas históricas Rainhas de Avis, retratando a vida de Filipa de Lencastre, Leonor de Aragão e Isabel de Lencastre.

No dia 9, o recinto abre às 19h para a evocação de episódios da vida de Filipa de Lencastre, que sempre esteve ao lado do marido D. João I, o ‘Mestre de Avis’, sendo recriados alguns dos momentos vividos pelos dois, além de danças, festejos populares e o impactante Teatro de Fogo no Terreiro do Convento, que podem ser desfrutados até às 24h

O segundo dia começa com música pelas ruas da vila até à abertura das portas da Feira, às 12h00. Num dia dedicado a Leonor de Aragão, há torneios de armas a cavalo e o Teatro de Fogo durante a noite para exibir a vida da rainha que assumiu a regência de Portugal depois da morte do marido, D. Duarte, até que o filho, D. Afonso V, chegasse à maioridade, sob contestação do seu cunhado D. Pedro. Os festejos encerram às 00h00.

O último dia recorda Isabel de Lencastre, com cortejos, torneios de armas, actividades pedagógicas sobre a era medieval e Património histórico de Avis e a reencenação da vida da rainha que se teve de dividir no duelo político que opunha o seu pai D. Pedro, Duque de Bragança, e o marido, o rei D. Afonso V, numa celebração que começa às 12h00 até ao encerramento da Feira Medieval às 22h00.

Durante três dias, os visitantes podem aproveitar a música, o cenário histórico e as encenações da era medieval, que levam milhares de pessoas à vila de Avis todos os anos.

Os visitantes vão poder desfrutar das tabernas, do mercado medieval e das tasquinhas, exploradas por colectividades locais e que apresentam ementas com produtos e pratos típicos da região.

No espaço da Feira estarão ainda as bancas de venda dos melhores produtos regionais como vinhos, enchidos, doces, licores ou chás, além do artesanato.

Publicidade