O distrito de Portalegre não precisa de constatações acerca da perda demográfica. Não precisa de lamentações em torno do crescimento das insolvências e do desemprego. O distrito de Portalegre precisa de medidas concretas que alavanquem o seu desenvolvimento e de políticas nacionais que respondam aos problemas dos que cá vivem e trabalham. É na exigência destas medidas concretas e na defesa de uma política alternativa que a CDU se destaca de todas as forças políticas.

Para a CDU, a intervenção política não resulta do agendamento de eleições. É uma actividade constante. Para a CDU a luta das populações e dos trabalhadores do Alto Alentejo conta e é determinante para a mudança que o distrito precisa e é nessa luta que os candidatos da CDU têm estado.

A CDU continuará a bater-se pela concretização de obras e de investimentos que considera fundamentais para a região de Portalegre: no plano da rodovia, a requalificação do IP2 entre Estremoz e Portalegre, estendendo-a até à ligação com a A23, a ligação entre A6 e a A23 em perfil de autoestrada (com passagem por Elvas – Campo Maior – Portalegre) e em perfil de IC (com passagem por Estremoz – Cano – Avis – Ponte de Sor – Abrantes), a finalização do IC13 em toda a sua extensão (Alter do Chão – Montijo e Portalegre – Galegos), com variante à cidade de Ponte de Sor, a ligação do Alto Alentejo à Beira Interior e à Extremadura Espanhola, pela Ponte Internacional sobre o Rio Sever (Nisa – Cedilho – Castelo Branco), a remodelação e alargamento da EN373 (Campo Maior-Elvas) e a construção de uma variante à EN246 que permita desviar o trânsito da Freguesia de Santa Eulália, em Elvas; no plano da ferrovia, a eletrificação da Linha do Leste, o aumento da oferta de comboios regionais regulares de passageiros, a construção do ramal ferroviário de ligação da Estação de Portalegre à Zona Industrial da cidade, a ligação por via de serviço Intercidades entre Lisboa e Badajoz, o transporte ferroviário de passageiros entre a linha do Leste e a linha Sines – Caia, logo que terminada.

A CDU continuará ainda a defender a concretização de infraestruturas indispensáveis para a produção nacional e para a soberania alimentar a partir da nossa região como a barragem de fins múltiplos do Crato-Pisão e o perímetro de rega da Barragem do Abrilongo, em Campo Maior e de equipamentos estruturantes como a Plataforma Logística do Caia e a Escola de Formação da GNR, em Portalegre.

Para a CDU estes são investimentos urgentes e que não podem estar dependentes de orientações extra-nacionais nem subjugados a interesses e prioridades que nada têm a ver como a coesão territorial do nosso país, a que se juntam a requalificação do Edifício do Tribunal em Portalegre, as obras de ampliação e modernização no Hospital distrital Dr. José Maria Grande em Portalegre, as requalificações necessárias no Hospital distrital Santa Luzia em Elvas e nos centros de saúde e a construção do Hospital Central do Alentejo.

No centro de toda a estratégia de desenvolvimento para a região está a política alternativa preconizada pela CDU. A CDU é a força política que mais tem intervindo, com propostas concretas para: o aumento dos salários, propondo um aumento geral dos salários em 15% no mínimo 150 Euros, através da valorização da contratação colectiva com o fim da sua caducidade e de mais direitos para os trabalhadores e o aumento do salário mínimo nacional para 1000 Euros ainda este ano, medidas fundamentais para a recuperação do poder de compra dos trabalhadores e a consequente dinamização do consumo interno, de que dependem a maioria das micro, pequenas e médias empresas do país e em concreto do nosso distrito; o aumento das pensões, propondo um aumento das pensões em 5%, no mínimo de 70 Euros, indispensável para a melhoria das condições de vida de milhares de trabalhadores aposentados, muitos deles residentes no distrito de Portalegre; a redução do IVA nos bens de primeira necessidade, particularmente na alimentação e na electricidade, comunicações e gás, reduzindo o peso que têm no orçamento de famílias e dos micro, pequenos e médios empresários; o reforço do Serviço Nacional de Saúde, propondo a contratação e a valorização dos seus profissionais, das suas carreiras e condições de trabalho; a valorização dos serviços públicos e da escola pública, que só é possível com a valorização das carrreiras dos seus trabalhadores; uma rede pública de creches e de lares, pondo fim ao drama de muitos pais e idosos sem resposta às suas necessidades; o acesso à habitação, pondo fim à especulação imobiliária, baixando as rendas e as prestações e colocando a banca e os seus lucros milionários a pagar o aumento das taxas de juro nos créditos à habitação.

É desta política que o nosso distrito precisa para o seu desenvolvimento, para inverter a perda de população, para fixar os mais jovens e criar condições para uma vida digna para os que cá vivem e trabalham.

Para esta política, para a luta por melhores condições de vida e de trabalho, o distrito de Portalegre pode contar com a CDU, com a sua coragem, determinação e persistência na defesa dos valores de abril e da paz.

(Título da responsabilidade da redacção)

Publicidade