O Serviço de Cirurgia Geral do Hospital de Portalegre realizou nas últimas semanas várias cirurgias oncológicas – entre gastrectomias e ressecções recto por laparoscopia – com apoio de endoscopia intra-operatória. Os procedimentos, coordenados pelos cirurgiões Beatriz Mourato, Hugo Capote, Guilherme Fialho e Nuno Pratas, foram realizados sem necessidade de grandes incisões nos doentes, com resultados oncológicos e estéticos melhores e com muito menos queixas dolorosas no pós-operatório.

No caso das cirurgias ao estômago, o endoscópio foi necessário para identificar a neoplasia e proceder à excisão da mesma em segurança e com a certeza de não ter margens envolvidas. No caso das cirurgias ao recto, a endoscopia foi útil para verificar a qualidade da anastomose (ligação) entre o cólon e o recto, no fim do procedimento, após ter ressecado o tumor.

«Estas utilizações enquadram-se numa aposta contínua e sistemática do Serviço de Cirurgia Geral de Portalegre de manter a inovação e o desenvolvimento de técnicas cirúrgicas que permitam, acima de tudo, oferecer no Hospital de Portalegre, os melhores Cuidados de Saúde que existem a toda a população do distrito de Portalegre», afirma Hugo Capote, director do Serviço de Cirurgia Geral do Hospital Doutor José Maria Grande. «É também importante realçar que esta aposta constitui igualmente um factor muito importante de atracção e motivação para que novos médicos procurem o nosso Hospital para se formarem e trabalharem, mantendo os níveis de assistência médica nos mais altos índices de resposta à população», acrescentou.

Publicidade