A Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC) garante que «as autoridades estão a trabalhar de forma coordenada para minimizar os impactos» da interrupção da rede eléctrica.
«As autoridades nacionais estão a trabalhar desde o primeiro minuto, para assegurar a reposição de todos os serviços com a maior brevidade possível, de forma a minimizar o impacto para o país. Estamos a acompanhar de perto a situação junto de todas as forças e serviços de segurança e autoridades competentes para apurar a origem do incidente.», lê-se numa nota publicada pela ANEPC nas redes sociais, acrescentando que «todas as operações essenciais estão a ser asseguradas, garantindo a segurança, a protecção e o bem-estar da população».
A Autoridade Nacional assegura ainda que «a situação está a ser acompanhada de perto e apelamos à tranquilidade e à colaboração de todos» e recomenda à população para que respeite as orientações das autoridades no terreno, reduza a velocidade e redobre a atenção durante a circulação rodoviária e evite deslocações desnecessárias.
Aconselha ainda a população a «manter-se informada pelos canais oficiais, evitando acesso a desinformação e à disseminação da mesma».