Um total de 12 freguesias do distrito de Portalegre foram sinalizadas como prioritárias para efeitos de fiscalização dos trabalhos de gestão de combustível em 2025.

Belver e Gavião e Atalaia, no concelho de Gavião, Beirã, Santa Maria de Marvão, Santo António das Areias e São Salvador da Aramenha, no concelho de Marvão, Montalvão, São Matias e Arez e Amieira do Tejo, no concelho de Nisa, e Alegrete, Reguengo e São Julião e Ribeira de Nisa e Carreiras, no concelho de Portalegre, são as freguesias do Alto Alentejo que o Governo considerou como prioritárias e que, por isso, terão uma fiscalização mais apertada.

Segundo o despacho publicado em Diário da República, para a sinalização das freguesias «mantiveram-se os critérios adoptados desde 2022, que incorporam as componentes de perigosidade conjuntural de incêndio rural e de valor dos ecossistemas. Como resultado, foram agora identificadas 988 freguesias (34 % do número total), cobrindo 2 871 924 ha de área total (32 % da superfície de Portugal Continental) e englobando 1 988 232 ha de espaços florestais (37 % da sua área total)».

Entretanto, o Governo já havia determinado que os trabalhos de gestão de combustível na rede secundária de faixas de gestão de combustível podem decorrer até 31 de Maio.

Esta decisão teve em consideração «as condições meteorológicas que se têm verificado, com persistência de precipitação e elevados teores de água nos solos, o que limita os períodos disponíveis para a realização dos trabalhos de gestão de combustível, criando, ainda, condições para uma maior produção primária líquida dos ecossistemas, com a consequente maior acumulação de combustível».

Além disso, «estão a decorrer acções de recuperação após a passagem das tempestades que assolaram várias regiões do continente e que, localmente, criaram grandes acumulações de combustível lenhoso derrubado», referem também os governantes, avançando que «foram ouvidas» a Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais e a Infraestruturas de Portugal.

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