Conhecidos que são os dados do recenseamento eleitoral de 31 de Dezembro de 2024 e fazendo-se uma comparação com os dados de 31 de Dezembro de 2021, o distrito de Portalegre continua a perder eleitores, desta vez 2023.
Do conjunto dos concelhos do distrito, só um deles, e de forma pouco significativa, cresceu 7 eleitores. Foi o concelho de Monforte. Todos os restantes 14 concelhos apresentam saldo negativo. E no universo das 69 freguesias, 11 apresentam um saldo positivo, 3 mantêm igual número de eleitores e 55 apresentam saldo negativo.
Esta tendência, que tende a acentuar-se, é extremamente preocupante, e revela que as políticas seguidas, aos longos dos anos, para este território não têm contribuído quer para o aumento da população, quer para o número de eleitores, pois essas mesmas políticas não cumprem os requisitos fundamentais à fixação de população, nem potencializam o aumento de famílias a residir e a trabalhar de forma fixa neste pedacinho do território nacional. Há que dar a volta a isto. É necessário coragem e audácia para a concretização de políticas que invertam o actual quadro existente.
