Para quem procura uma Páscoa diferente, o novo Guia de Turismo Industrial convida a entrar por portas que se abrem com histórias para contar, oportunidade para descobrir o saber-fazer do Alentejo e Ribatejo. 29 recursos, múltiplas experiências, um território em descoberta.

A Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo apresentou, no Lagar Casa Relvas, na Vidigueira, o novo Guia de Turismo Industrial do Alentejo e Ribatejo, um instrumento inovador que reúne 29 recursos turísticos ligados à indústria viva e ao património industrial da região. A sessão contou com a presença de diversos parceiros e assinalou ainda a assinatura da Declaração de Colaboração para a Dinamização do Turismo Industrial em Portugal por seis entidades. 

Este novo guia é um reflexo do compromisso regional com a valorização da identidade produtiva e patrimonial, dando a conhecer empresas que abrem as portas aos visitantes para mostrar como e o que produzem, bem como museus e centros interpretativos que preservam a memória do passado industrial. 

O guia disponibiliza informação detalhada sobre 19 recursos de indústria viva e 10 de património industrial, integrando recursos dos sectores agro-alimentar, indústria extractiva, moda e têxtil, entre outros. 

Cada recurso é apresentado com dados completos: endereço, contactos, georreferenciação, site e redes sociais, texto de apresentação, condições de visita, acessibilidades e programas especiais. As versões digitais (PDF e EPUB) oferecem uma experiência interactiva, com acesso directo a sites, contactos telefónicos, redes sociais e email, bem como funcionalidades de leitura personalizada, marcação de favoritos, anotações e leitura em voz alta – tornando o guia acessível a diferentes públicos e dispositivos, como e-readers, smartphones e tablets. 

«Este é um guia fundamental para diversificar e enriquecer a nossa oferta turística, concedendo mais argumentos aos operadores para a construção de novos itinerários e novos factores de atracção aos turistas. No passado tínhamos feito algum trabalho de organização da oferta, mas faltava-nos dar o salto para a estruturação da comercialização e promoção. É o que estamos a fazer agora com este guia editado em português, inglês e espanhol», afirma José Santos, Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo. 

O Guia de Turismo Industrial do Alentejo e Ribatejo está disponível em português e inglês, estando prevista a sua edição em papel e a tradução para castelhano. 

Durante o evento, assinaram a Declaração de Colaboração as seguintes entidades: Sociedade Agrícola Monte Novo e Figueirinha, Lda, Museu do Sabão, Núcleo Museológico das Mantas e Tapeçarias de Belver, Fundação Serrão Martins / Mina de S.  Domingos, Oficina de Tecelagem de Mértola e o Lagar Casa Relvas.

No Alto Alentejo integram o guia o Lagar-Museu Azeite Castelo de Marvão, a Fábrica de Ameixa de Elvas – Sereno&Fonseca, Lda., Museu Municipal de Ponte de Sor – Antiga Fábrica de Moagem e Descasque, Núcleo Museológico das Mantas e Tapeçarias de Belver, Museu do Sabão (Belver), Museu da Tapeçaria de Portalegre –  Guy Fino e o Centro de Ciência do Café (Campo Maior.

Este novo guia pretende afirmar-se como uma ferramenta essencial para promover o Turismo Industrial enquanto produto diferenciador e reforçar o papel do Alentejo e Ribatejo como destino de experiências autênticas e inovadoras. 

Publicidade