A necessidade de aproximar a Estação de Portalegre à cidade está plasmada no Plano Ferroviário Nacional, documento aprovado pelo Governo em Março e que foi publicado esta quarta-feira, dia 16, em Diário da República.
«Para resolver o problema do afastamento da estação de Portalegre à cidade, deve ser estudada a possibilidade de criar um ramal ou variante que permitisse aproximar a estação de Portalegre à cidade, melhorando a atractividade do modo ferroviário», lê-se na Resolução do Conselho de Ministros que aprova o Plano Nacional Ferroviário e determina à Infraestruturas de Portugal a avaliação de investimentos ferroviários prioritários.
Tendo em conta «a construção da nova ponte sobre o Tejo, combinada com a electrificação da Linha do Leste, a ligação ferroviária de Lisboa a Portalegre torna-se competitiva com o automóvel, igualando o tempo de viagem de cerca de 2h15», mas «continua, no entanto, a contar com a distância da estação ferroviária de Portalegre ao centro da cidade como factor negativo, em particular, para o tráfego gerado na própria cidade de Portalegre».
De acordo com a publicação, «os serviços internacionais para Madrid também serão muito beneficiados com a construção da nova travessia do Tejo, passando a permitir um tempo de viagem de 1h20 entre Lisboa e Badajoz. Contando que, nesta fase, já estará completa a LAV entre Badajoz e Madrid, o tempo de viagem total entre as capitais deverá ficar claramente abaixo das quatro horas, num patamar que já começa a se tornar competitivo com o transporte aéreo».
Intercidades no Alto Alentejo
De acordo com a resolução, a nova linha ferroviária entre Évora e Elvas, que está actualmente em construção, «irá permitir a criação de um serviço Intercidades Lisboa -Elvas, prolongando os actuais serviços que terminam em Évora. O tempo de viagem previsto para esta fase é de cerca de 2h15 entre Lisboa (Oriente) e Elvas. Se for mantida a actual oferta de cinco comboios por dia por sentido, a região de Elvas ficará com um bom serviço ferroviário no acesso a Évora e a Lisboa».
Para além destas, «com horários adequados, também os territórios que são servidos pelos comboios Regionais da Linha do Leste, incluindo cidades como Portalegre e Ponte de Sor, passarão a ter neste itinerário o seu acesso privilegiado a Lisboa mediante transbordo em Elvas, cortando, significativamente, os tempos de viagem», lê-se no documento.
Serviços Internacionais para a Extremadura Espanhola e Madrid
A nova linha irá permitir também, segundo o documento, a melhoria dos serviços de passageiros entre Lisboa e Madrid. «Com a conclusão da LAV Badajoz – Plasencia, em Espanha, prevista nos mesmos prazos, o tempo de viagem entre as duas capitais será de cerca de 6h, ainda insuficiente para competir com o avião, mas competitivo com o automóvel e o autocarro».
«Nesta fase, é possível cenarizar que, com uma frequência inferior a quatro ligações diárias por sentido, se poderá captar um volume de passageiros que assegure a ocupação e viabilidade destes serviços. Além da procura entre as capitais ibéricas, estes serviços serão importantes para ligar destinos intermédios como Évora, Elvas, Badajoz, Mérida ou Cáceres», lê-se ainda