A Câmara de Elvas e a Polícia de Segurança Pública assinaram esta terça-feira, dia 8, um protocolo de financiamento para a implementação de um sistema de videovigilância na cidade de Elvas.
O documento, assinado pelo presidente da Câmara Municipal de Elvas, comendador José Rondão Almeida, e pela comandante do Comando Distrital de Portalegre da Polícia de Segurança Pública, superintendente Isabel da Conceição de Figueiredo Nabeiro Canelas, entra em vigor no dia da activação do sistema de videovigilância.
Neste acto oficial, foram lidas as cláusulas porque se rege este acordo, sendo que entre as obrigações das duas partes, ao Município de Elvas cabe a aquisição de todo o sistema de videovigilância e sua manutenção, cabendo à PSP o tratamento das imagens captadas e todas as imposições legais inerentes ao mesmo.
O projecto contempla as principais artérias do Centro Histórico, onde irão ser instaladas 62 câmaras de videovigilância.
Para o presidente da Câmara Municipal de Elvas, comendador José Rondão Almeida, «cabe ao poder local estar sempre disponível para dar resposta às necessidades de todos», referindo que as pessoas procuram essencialmente quatro vectores «saúde, habitação, educação e segurança».
Neste sentido, reforça o autarca que este projecto, «é fruto de uma cooperação institucional e de uma forma de actuar em parceria, tanto da PSP como do Município, que tem dado resposta às questões que vão surgindo».
Para a superintendente Isabel Canelas, este é o primeiro passo para ir ao encontro das questões tecnológicas, para poder proporcionar «um serviço melhor e mais eficiente às populações, mas que não significa a redução de recursos humanos», acrescentando que este sistema permite «ter um efeito dissuasor».
A Câmara Municipal de Elvas vai avançar agora com todo o procedimento de aquisição do serviço, para que o mais rápido possível possa ser implementado, tendo em conta as normativas legais.
Início Terra a Terra Elvas Câmara de Elvas e PSP assinam protocolo de financiamento para implementação de...
Câmara de Elvas e PSP assinam protocolo de financiamento para implementação de sistema de videovigilância
Publicidade