O improvis’ARTE – XXVII Festival Internacional de Teatro de Elvas está a fazer história neste mês de Abril, celebrando 27 anos de improviso, risos, lágrimas e, sobretudo, comunicação. No dia 27 de Março, o Festival deu início às suas celebrações de uma forma especial, marcando o Dia Mundial do Teatro de uma forma única, com um enfoque nas crianças, que são o futuro do teatro e da cultura.
Nos dias seguintes, o festival seguiu a todo o vapor, com apresentações que contaram com peças que emocionaram e divertiram o público. O dia 28 de março trouxe para o palco, novamente, a peça “As Emoções”, para o pré-escolar das escolas do concelho. A Escola Secundária D. Sancho II recebeu o grupo de teatro da Universidade Sénior de Sousel, que subiu a palco com a peça “Jornal Regional da Cruz da Gaita”, garantindo boas gargalhadas e uma leveza única.
O terceiro dia do festival foi igualmente intenso, com a peça “Isto é que vai aqui uma açorda”, apresentada pelo grupo ESDSII/ARKUS, que divertiu o público no início da manhã. Seguiu-se a peça “Ensaio sobre a Cegueira”, da Escola D. Pedro V, de Lisboa, que encantou todos os presentes. No final da tarde, a companhia As Velhas Gaiteiras, da Academia Sénior de Estremoz subiu ao palco com a peça “Manifestação do Grupo de Cantares”, cativando todos com a sua energia e alegria.
A cada dia, o improvis’ARTE continua a receber grupos de teatro de diversas regiões, com o objectivo de promover a troca cultural e artística. Assim, no dia 1 de Abril, não foi excepção, com a apresentação de peças como “Grease”, pelo grupo de alunos da Escola de Vila Boim, que encantou o público no pavilhão multiusos da freguesia. À tarde, o grupo ESDSII/ARKUS apresentou a peça “Uma Família 100 Segredos”, seguida pela companhia IES Tamujal com a peça “El cerco”. A tarde terminou com a companhia El quinto pino, que apresentou “Los surdos”, fechando o dia com uma grande dose de emoção.
No quinto dia, as gargalhadas continuaram a florescer com a apresentação da peça “Zeza das Moscas”, pelos alunos da turma de 11°B da ESDSII. Em seguida, o grupo As Três Pancadas da Escola Secundária de Gondomar apresentou a peça “Muro” e a manhã terminou com a peça “Portas Abertas”, pelo grupo Surdos Fixes, que emocionou o público presente. O dia foi encerrado com a peça “TALENTARKUS”, do grupo ARKINHUS I, que trouxe uma dose de talento e inovação, às crianças do 1º e 2º ano da Escola de Santa Luzia.
Com mais de 27 anos de história e dedicação, o improvis’ARTE continua a ser uma referência importante para o teatro escolar em Portugal, promovendo uma arte acessível, inclusiva e com a capacidade de tocar as emoções de todos. Durante toda a semana, as escolas, companhias de teatro e o público de Elvas têm tido a oportunidade de acompanhar e participar desta grande festa cultural.
E a programação continua. Ainda faltam três dias de teatro, recheados de emoção. No próximo sábado, dia 5 de abril, convidamos todos a vir ao Cine São Mateus de Elvas, pelas 21h00. A entrada é livre, por isso, junta-te a nós e vem descobrir a história desta família 100 segredos!”







