A vila de Arronches vai receber, de hoje a domingo, a 1.ª edição do Festival ‘Saberes e Sabores do Porco Alentejano’ – um evento que promete não só valorizar a tradição gastronómica do porco alentejano, mas também impulsionar significativamente a economia do concelho.
Promovido pela Câmara Municipal de Arronches, o festival decorrerá no espaço Multiusos do Rossio e contará com um vasto programa de actividades, incluindo degustações, showcookings, conferências e espectáculos musicais.
Empenhado em preservar e dar a conhecer ao grande público o seu património, o Município de Arronches tem vindo a desenvolver diversas iniciativas de divulgação das suas mais valias culturais, gastronómicas, históricas, bem como as lendas e tradições do concelho.
Nesse âmbito, nada melhor do que promover um dos produtos endógenos da região, no caso o porco alentejano, uma raça produzida no Alentejo desde o século XIV e que se tornou numa das imagens de marca de Arronches, sendo estudado por escolas de todo o país, do ensino básico ao ensino superior. E porque a vila é precisamente conhecida como a “Terra dos Porcos”, algo que muito orgulha os seus habitantes, impunha-se a dinamização de um evento que pudesse dar a devida notoriedade a uma raça tão querida junto da população.
O presidente da Câmara Municipal de Arronches, João Crespo, sublinha a importância estratégica do festival: «Queremos que este evento seja uma montra do melhor que Arronches tem para oferecer, não só em termos gastronómicos, mas também como um polo de atração turística e de investimento. O porco alentejano faz parte da nossa identidade e, ao promovê-lo, estamos também a fortalecer a economia local e a criar novas oportunidades para os nossos produtores e empresários».
Este é um evento que promete agitar toda a região e que se configura como um excelente motivo para passar por Arronches e conhecer ‘Um Território a Descobrir’, com o seu património, entre o qual se encontra a paisagem natural de extrema beleza integrada no Parque Natural da Serra de São Mamede, a arte rupestre que é uma das mais notáveis reproduções do género em Portugal, as igrejas seculares rodeadas pela típicas casas caiadas, os núcleos museológicos que preservam as memórias e as tradições das suas gentes que tão bem sabem receber, os monumentos de inigualável beleza e riqueza histórica e, claro está, a sua ímpar gastronomia elaborada com base na cozinha alentejana.
Apesar de a programação do evento começar logo pelas 10h desta sexta-feira, dia 28, a sessão oficial de inauguração está agendada para as 17h, contando com a presença do Secretário de Estado da Agricultura, João Moura.
Programa do evento
O festival irá oferecer um programa diversificado que inclui:
Gastronomia: Sessões de showcooking com chefs renomados, degustações comentadas de sabores do porco alentejano harmonizadas com vinhos regionais e uma zona de restauração dedicada às iguarias locais.
Conferências: Debates e palestras sobre as denominações de origem protegida (DOP) e indicações geográficas protegidas (IGP) do porco alentejano, desafios da concorrência e aspetos técnicos da criação desta raça.
Exposições: Mostras culturais e históricas que destacam a importância do porco alentejano na região.
Concertos e Animação: Atuações de grupos locais e nacionais, incluindo grupos de sevilhanas e espetáculos musicais com artistas como ‘Gromicho’, ‘Sangre Ibérico’ e ‘Verde Maio’.
Atividades para Crianças: Oficinas de culinária infantil e jogos tradicionais para os mais novos.
Consulte aqui o programa completo.