A GNR, desde o início da pandemia COVID-19, através de militares do núcleo de matérias perigosas da Unidade de Emergência de Protecção e Socorro (UEPS), procedeu à descontaminação de mais de 500 instalações em todo o território nacional.
Esta estrutura, que integra cerca de 60 militares da GNR altamente especializados em matérias perigosas e agentes NRBQ (nucleares, radiológicos, biológicos e químicos), tem vindo a ser accionada quase diariamente para a descontaminação de estabelecimentos hospitalares, IPSS, lares de idosos, creches, centros de dia, e outro tipo de infra-estruturas, incluindo-se aqui instalações e viaturas da própria Guarda.
Adicionalmente, estes militares têm vindo a efectuar acções de sensibilização a entidades com responsabilidades nas infra-estruturas mais afectadas pela pandemia COVID-19, e a promover acções de formação a agentes de protecção civil de vários locais do território nacional.
De acordo com a GNR, a UEPS já efectuou um total de 503 acções, das quais 193 em instalações da GNR, 113 em lares, 37 em unidades de saúde, 24 em creches e 136 acções em outros locais.