Universidade Évora estabelece protocolos para garantir alojamento estudantil

No âmbito da candidatura aprovada da Universidade de Évora ao Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior (PNAES), que resultará em obras de remodelação das residências estudantis da Universidade de Évora, os Serviços de Acção Social (SASUÉ) têm vindo a trabalhar há mais de um ano na concretização de protocolos que assegurem alojamento alternativo para o maior número possível de estudantes bolseiros durante o período de encerramento das residências em remodelação. Desse esforço, resultou a colaboração com a Santa Casa da Misericórdia para criar uma Residência Universitária que terá capacidade para receber 33 estudantes.

Dentro de algumas semanas prevê-se a abertura da nova residência na qual «a Universidade de Évora investiu recursos humanos e financeiros na melhoria do espaço que era o antigo Lar Nossa Senhora da Visitação por forma a criar as condições necessárias ao alojamento dos estudantes», refere João Nabais, Vice-Reitor para as Infra-estruturas e Políticas para a Vida na Universidade de Évora. 

Publicidade

Este é apenas um dos nove protocolos em vigor que resultam do compromisso da Universidade de Évora com o bem-estar dos seus estudantes, procurando soluções concretas com impacto no apoio à formação académica e permanência dos jovens na cidade de Évora. «Esta parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Évora é para a Universidade de Évora muito relevante pois permite aumentar a oferta de alojamento para os estudantes, minimizando o impacto do encerramento das residências durante as obras de renovação», destaca João Nabais. 

Reconhecendo que o acesso ao alojamento é um alicerce fundamental para o sucesso académico e «procurando responder às necessidades da nossa comunidade estudantil, os Serviços de Acção Social da Universidade de Évora estão, desde Março de 2024, com o apoio da Reitoria, a desenvolver parcerias que permitiram que todos os estudantes alojados em residências no início do ano lectivo de 2024/2025 tenham alojamento garantido até à conclusão deste ano lectivo», confirma Maria José Graça, Directora dos Serviços de Acção Social da Universidade de Évora. 

Recorde-se que em Janeiro deste ano, Hermínia Vasconcelos Vilar, Reitora da Universidade de Évora, assinou, com a empresa Catronga e Filhos, o Auto de Consignação da empreitada para a renovação da Residência Bento Jesus Caraça, localizada na Avenida Dona Leonor de Oliveira Fernandes e com capacidade para alojar 25 estudantes, a primeira a entrar em obra, num processo que envolverá outras empreitadas.  

De acordo com o compromisso firmado, a conclusão da obra está programada para Setembro deste ano, antes do início do ano lectivo de 2025/2026.

Publicidade