Portalegre: Equipa de Sub-16 do GAP no Campeonato Nacional

A equipa de Sub-16 Masculinos do Ginásio Andebol de Portalegre conquistou mais um marco histórico para o clube ao garantir a passagem à segunda fase do Campeonato Nacional na presente época.

Este marco representa um regresso do GAP aos grandes palcos nacionais, algo que não acontecia desde a época 2021/2022, quando os Sub-18 Masculinos atingiram a fase de apuramento para a fase final da competição.

Publicidade

Este apuramento é motivo de orgulho não só para o GAP, mas também para todos os adeptos e para a cidade de Portalegre, que voltará a acolher algumas das melhores equipas do País nesta modalidade no Pavilhão Municipal, uma vez que a equipa irá enfrentar adversários de grande qualidade, incluindo o actual campeão nacional.

Em conversa com o nosso jornal, o vice-presidente do GAP, Diogo Felizardo, destaca o privilégio que representa para a equipa e para o clube esta conquista, bem como o reconhecimento da qualidade «deste jovens que muito trabalharam para conseguir chegar a este nível».

Assumindo que será um grande desafio porque irão enfrentar equipas de grande qualidade, Diogo Felizardo diz acreditar na capacidade da equipa do GAP e nas hipóteses que estes jovens têm de ir mais além de ter uma boa prestação nesta fase.

«Os nossos atletas estão bastante motivados, temos uma boa equipa e um treinador com capacidade para puxar pelo melhor deles e para terem uma prestação que nos vai encher de orgulho, e que será também motivo de orgulho para a cidade», garante, acrescentando que este feito é também um exemplo do trabalho que o clube está a desenvolver e que, espera, que possa ser um atractivo para que mais jovens ingressem nesta modalidade.

«Mostrámos que conseguimos chegar a estes patamares de competição, e conseguimo-lo fazer com os poucos recursos que temos, comparativamente às outras equipas, o que nos dá ainda mais orgulho esta conquista», realça o vice-presidente da direcção do GAP.

Tomás Barradas, capitão de equipa, é também um exemplo da dedicação desta equipa, e o seu desempenho já mereceu uma chamada a um treino da selecção nacional, o que para o jovem atleta de 15 anos foi o concretizar de um objectivo pelo qual tem lutado desde que, há três anos, se iniciou no andebol.

«Era uma coisa que eu já queria há muito tempo e tenho me dedicado bastante para este objectivo, por isso ser chamado à selecção deixou-me muito feliz», afirma.

Sobre a passagem da equipa à segunda fase do Campeonato Nacional, Tomás Barradas refere que é representativo do «momento fantástico» que a equipa está a viver e do «empenho com que temos jogado», assegurando que «iremos dar o nosso melhor para representar o clube e a nossa cidade e vamos mostrar que merecemos chegar mais longe», assevera.

Nuno Santana, treinador da equipa, considera que esta é «uma grande oportunidade» para esta equip, e «um orgulho para o GAP e para Portalegre estar presente numa fase nacional, em que vamos estar perante grandes equipas do País, como o Sporting e o Belenenses, entre outras».

Assumindo que tem sido «um privilégio treinar este conjunto de jovens atletas, que têm muito potencial», Nuno Santana reconhece que será um desafio para a sua equipa enfrentar equipas que «estão habituadas a treinar todos os dias da semana e jogam noutro nível de competição», pelo que «não vai ser fácil», no entanto, garante que «não nos vamos dar por vencidos. Vamos lutar à semelhança do último jogo que ganhámos com uma grande equipa e vamos tentar obter a melhor classificação para ver se conseguimos passar à próxima fase para ter uma boa prestação, e representar dignamente o nosso clube e a nossa cidade», pois «temos uma equipa muito motivada e que se irá empenhar com muita garra para mostrar aquilo que eles sabem, aquilo que vão aprendendo aqui todas as semanas, e vão faze-lo com profissionalismo, certamente», constata o treinador.

O GAP dá início à competição já no próximo dia 9 de Março, em que irá receber no Pavilhão Municipal a equipa do Belenenses, e a expectativa e o apelo da direcção é que «os portalegrenses se mobilizem para apoiar esta equipa, para encher o espaço, porque estes atletas merecem esse apoio e, certamente, que com Portalegre a puxar por eles terão muito mais força», sublinha Diogo Felizardo.

O último jogo está agendado para o dia 18 de Maio, com a recepção ao Sporting.

Actualmente o GAP conta com tem cerca de 60 atletas, divididos por vários escalões.

Publicidade