A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) esteve representada pelo 1.º Secretário Executivo, Carlos Nogueiro, no seminário que realizou na quarta-feira, 26, no Campus Politécnico subordinado ao tema “Educação para o Futuro: Reduzir Lacunas e Potenciar Competências com as Soft Skills”, com uma intervenção na mesa redonda “Construir Pontes entre os Instituições de Ensino Superior (IES) e o Mercado de Trabalho do Futuro”.
A relação entre a formação académica e a empregabilidade nunca foi tão crítica como nos dias de hoje, onde a inovação e a digitalização, tal como a crescente importância das soft skills na educação e preparação dos alunos para o mercado trabalho, estão a transformar as exigências do mundo laboral.
Os desafios estão à vista, mas através da construção de pontes entre as IES, o mercado de trabalho do futuro, sejam entidades públicas ou privadas, e os próprios estudantes, estaremos mais próximos de formar profissionais preparados que se adaptem às novas realidades e desafios com sucesso. Um processo que se faz valorizando as questões emocionais, relacionais e de saúde mental, em complementaridade com as competências técnicas.