O Presidente da República promulgou esta quinta-feira, dia 23, o diploma do Governo que aprova o acordo entre Portugal e Espanha para a construção da Ponte Internacional sobre o rio Sever, entre Montalvão e Cedillo.
O acordo em questão foi firmado entre os dois países no dia 23 de Outubro de 2024, na 25.ª Cimeira Ibérica, realizada em Faro.
A construção da Ponte Internacional sobre o Rio Sever contempla um investimento superior a 11,9 milhões de euros, financiado pelo PRR.
O projecto consiste na criação uma ligação transfronteiriça entre Montalvão, no concelho de Nisa, a Cedillo (Extremadura espanhola), tendo ainda em conta a requalificação da Estrada Municipal (EM) 1139, em cerca de nove quilómetros.
Segundo o Município de Nisa, a ponte terá cerca de 160 metros de comprimento e a obra de arte comportará um tabuleiro de 11,5 metros de largura, composto por duas faixas de rodagem de 3,5 metros cada, assim como bermas e passeios, com dois arcos gémeos de betão apoiados em maciços de fundação, que evitam assim a colocação de pilares no leito regular do Rio Sever.