O Município de Monforte homenageou os Dadores de Sangue com a inauguração de um monumento, junto ao Centro de Saúde da vila, tendo este momento de reconhecimento por todos aqueles que abraçam esta causa da dádiva de sangue decorrido no mesmo dia em se realizou mais uma colheita.
Foi no último sábado, em instalações cedidas pela Associação dos Bombeiros Voluntários, que decorreu a segunda colheita de Sangue de 2024 em Monforte e a última do calendário anual programado pela Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre.
Responderam ao apelo 35 dadores – 20 mulheres e 15 homens, efectuando-se um registo de dador de medula e doaram sangue pela primeira vez três dadores. Por razões médicas não puderam concretizar a sua dádiva quatro dadores.
Celebrando-se, este ano, o seu 17º Aniversário, o Grupo de Dadores de Monforte organizou um programa especial do qual se destaca a inauguração de um Monumento em Homenagem aos Dadores de Sangue, da autoria do artista plástico monfortense Francisco Alberto, “Patico” de pseudónimo, que foi oferecido pelo Município e erigido junto ao Centro de Saúde, em local também cedido pela autarquia.
Seguiu-se um cortejo com animação pelo Grupo de Pedrinhas de Arronches que passou pela sede da Junta de Freguesia e pela Santa Casa da Misericórdia. Na Sala Municipal Polivalente decorreu o almoço de confraternização, com animação musical e, ao final da tarde, um lanche para cantar os parabéns e cortar o bolo.
A organização das duas colheitas agendadas em Monforte conta habitualmente com o apoio do Grupo de Dadores Benévolos de Sangue de Monforte, que reúne dadores de Monforte e Veiros, em colaboração com o respectivo Município, as freguesias do concelho (Assumar, Monforte, Santo Aleixo e Vaiamonte) e a Associação dos Bombeiros Voluntários.