A Cáritas Diocesana de Portalegre – Castelo Branco, no âmbito de uma parceria com a OneSight Essilor Luxottica Foundation e a Cáritas Portuguesa, promoveu esta terça-feira, dia 26, rastreios visuais e ofereceu óculos a pessoas carenciadas e apoiadas pela instituição.
As previsões apontavam para a realização de 48 rastreios a pessoas apoiadas pela Cáritas Diocesana, que tiveram lugar durante toda a manhã e foram executados por uma equipa da Essilor, nas instalações da instituição em Portalegre.
Já durante a tarde, todas as pessoas a quem foram detectados problemas durante o rastreio tiveram oportunidade de ser consultadas por um médico, podendo nesse momento e caso fosse necessário levar uns óculos ou lentes de forma totalmente gratuita.
Em declarações ao nosso jornal, o presidente da Cáritas Diocesana, Nuno Brito, explicou que as consultas e os óculos «não têm nenhum encargo para os utentes», uma vez que as consultas ficaram a cargo de um oftalmologista voluntário e o fornecimento dos óculos a cargo da OneSight Essilor Luxottica Foundation.
O dirigente congratula-se com a realização desta iniciativa, referindo que «esta campanha vai ao encontro da missão Cáritas que é a tentar ajudar os mais necessitados, que não têm possibilidade de fazer a compra de óculos ou a compra das lentes, que na maioria das vezes são muito caros para este tipo de utentes».