Portalegre: Cooperativa Operária vence Prémio BPI Fundação ”la Caixa” Seniores

O projecto “Entre Tempos e as suas Gentes” da Cooperativa Operária Portalegrense foi um vencedores da 12ª edição do Prémio BPI Fundação ”la Caixa” Seniores.

Este projecto da COP foi anunciado como um dos 38 projetos vencedores do Prémio BPI Seniores de 2024, num total de 220 projetos submetidos a nível nacional, sendo o único projeto aprovado no distrito de Portalegre, e vai permitir à colectividade escalar a capacidade de resposta da sua actividade.

Publicidade

“Entre Tempos e as suas Gentes” visa minimizar o isolamento social com especial enfoque no reforço das relações interpessoais, na prevenção de situações de fragilidade e isolamento, minimizando as situações de institucionalização.

A cerimónia de entrega de prémios decorreu, no Porto, na Porto Business School, e este é o primeiro projeto da COP a merecer o reconhecimento e a confiança do BPI e da Fundação La Caixa.

A 12ª edição do Prémio BPI Fundação ”la Caixa”  Seniores distinguiu um total de 38 projetos que vão beneficiar 2.700 seniores com um valor de 1,4 milhões de euros. Os projectos apoiados vão receber, em média, cerca de 37 mil euros para estimular respostas sociais em áreas prioritárias como, entre outros, os serviços domiciliários, actividades artísticas e culturais, capacitação de cuidadores, literacia digital, promoção e prevenção em saúde, criação de redes de apoio voluntário e sessões terapêuticas.

Num contexto em que sete em cada dez seniores portugueses sofrem de doença crónica ou problema de saúde prolongado, o Prémio Seniores permite estimular respostas sociais no âmbito sociossanitário e psicossocial, e desde o lançamento, em 2013, já apoiou 364 projetos no valor de 10,3 M€, beneficiando 75 mil seniores.

Publicidade