Portalegre: Ciclistas solidários terminam missão com sucesso

Cerca de 1200 quilómetros depois, chegaram na tarde desta sexta-feira, dia 13, a Portalegre, acompanhados da respectiva comitiva de apoio, os oito amigos que durante uma semana pedalaram até Tourmalet, na França, com a grande missão de angariar verbas e promover o trabalho, muita vezes invisível mas de grande importância, da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Recebidos como verdadeiros «heróis», os ciclistas solidários chegaram à sede do Grupo de Apoio de Portalegre (GAP) da Liga Portuguesa Contra o Cancro com uma bagagem recheada de histórias, vividas na setes etapas entre Portalegre e Col de Tourmalet, e com sentimento de dever cumprido.

Publicidade

Em conversa com nosso jornal, João Feiteira, porta-voz do grupo composto ainda por Joaquim Almeida, Júlio Ceia, Carlos Solano, Fábio Dias, Ângelo Carrapiço, Paulo Miranda e Vítor Cordeiro, garantiu que, «do ponto de vista da nossa prova de superação, esta jornada não podia ter corrido melhor», pois «conseguimos chegar todos bem ao nosso destino e conseguimos cumprir as distâncias». Também do ponto de vista da acção solidária «que tentámos levar a cabo, penso que esta superou até as expectativas que tínhamos, com uma grande adesão das pessoas e das empresas». Por isso, «chegam com sentimento de dever cumprido e de muita satisfação».

Questionado pelo nosso jornal se esta é uma experiência a repetir, o ciclista responde afirmativamente, mas «não com o mesmo percurso». Para já «vamos fazer o rescaldo deste desafio. Trazemos muitas histórias para contar, muitas memórias, muitas coisas boas que passámos e alguns momentos também de sofrimento.  Mas pronto, vamos pensar o que é que iremos fazer no futuro, mas com certeza que virá aí mais alguma coisa», garante.

Foi com grande emoção que Cristina Bruno, coordenadora do GAP, recebeu estes «heróis», como fez questão de frisar, no culminar de uma iniciativa que acompanhou a cada minuto.

«Foi um desafio e uma emoção. Estes homens entregaram-se a esta missão aliando um desafio que gostavam de fazer, que era ir até Tourmalet, e ao mesmo tempo promover uma iniciativa solidária. Isso foi altamente conseguido e nós, equipa do GAP, apesar de longe estivemos sempre perto deles».

De acordo com a responsável, até ao momento a campanha já angariou cerca de 3000 mil euros e vai ser prolongada até ao final de Setembro, por forma a angariar ainda mais verba, que muita falta faz para que a Liga prossiga o seu trabalho de ajuda ao doente oncológico e famílias, sendo que neste momento o GAP está a ajudar 17 famílias com alimentos, «com casos muito complicados».

Todos os que queiram podem associar-se a esta causa solidária, através da realização e donativos que podem ser efectuados das seguintes formas:

Publicidade