Elvas: Animação de regresso ao Parque da Piedade de 20 a 29 de Setembro

As Festas em Honra do Senhor Jesus da Piedade estão de regresso, entre 20 e 29 de Setembro, no Parque da Piedade, contando com uma dimensão religiosa e profana.

O Município de Elvas, integrado no programa dos festejos, organiza a Expo São Mateus, que este ano promete muita animação para todas as idades e assinala os 450 anos da Feira de São Mateus.

Publicidade

O programa de animação conta este ano com os cabeças de cartaz, no Palco São Mateus, David Antunes + Midnight Band + Herman José (convidado) (20); Nininho Vaz Maia (21), Espetáculo Infantil “Masha e o Urso” e “Miraculous” (22), Fernando Daniel (26), Soraia Ramos (27) e Resistência (28). Pelo palco, a abrir os concertos vão estar: Jorge Goes (20), Rumo ao Sul (21), Soversion (26), Chocko (27) e Fado Luz (28). Os concertos iniciam-se pelas 22h, à exceção do dia 22, domingo, que tem início pelas 18.

A prata da casa vai estar em destaque no Palco da Praça da Feira, a partir das 21h, todos os dias, com os concertos de Voz Amiga da Terrugem (20); Xumbo Torto (21); Duo Hélio & Eurico (22), Noite de Fados com artistas elvenses (23); Jorge e Célia (24); Grupo de Cantares de São Vicente e Ventosa e Roncas D’Elvas (25), AR Musical (26). Atuam ainda neste palco a Brigada 14 de Janeiro (27), Moura Encantada (28) e João Carlos Tocha (29), este último tem início às 16h.

Em termos de áreas de lazer o espaço vai contar, novamente, com três áreas: a zona empresarial e de exposição (Praça da Feira), uma zona de gastronomia (restaurantes, street food e meeting point) e zona lúdica e cultural (espetáculos). Todos os espetáculos têm entrada gratuita.

A animação acontece também fora do palco com a participação de duas bandas musicais, a Bandalheira Street e Charanga Zuluband.

A romaria de São Mateus é uma das mais importantes do País e a maior a sul do Tejo. O programa dos festejos inclui cerimónias religiosas, das quais o destaque vai para a enorme Procissão dos Pendões, presidida pelo Arcebispo de Évora, D. Francisco Coelho, no dia 20, e que é uma das maiores manifestações religiosas do País, atingindo, habitualmente, dois a três quilómetros de extensão.

A junção da parte religiosa e profana, numa tradição de centenas de anos, fazem destas festividades um ponto de encontro de famílias e amigos, assim como de visitantes de todas as idades, atraindo milhares de pessoas dos concelhos em redor, e da vizinha Extremadura espanhola, vindo famílias até de Madrid.

Publicidade