A celebrar 23 anos, o Museu da Tapeçaria de Portalegre – Guy Fino apresenta uma proposta de comemoração ao longo de dois dias, com actividades dentro e fora de portas, que vão acontecer nos dias 14 e 15 de Julho.
No domingo, durante todo o dia as visitas ao Museu e exposições são livres e, pelas 16h30, será inaugurada a exposição “Donde las flores se convierten…” de Barbara Walraven e Bert Holvast.
À noite, pelas 21h45, o Museu sai à rua e a festa continua no espaço exterior da Câmara de Portalegre, com “Tapeçaria de Portalegre: a História, o processo e a Obra”, um espectáculo de vídeo mapping, bailado e violino, que culmina com os Parabéns!
A festa continua na noite de segunda-feira, e apesar do habitual encerramento dos espaços museológicos, às 21h30 realiza-se, junto à Câmara, o Espectáculo Musical “Viagem”, com a Banda Euterpe e a soprano Filomena Silva e, em seguida, às 22h30, repete-se a apresentação de “Tapeçaria de Portalegre: a História, o processo e a Obra”.
O 23º aniversário do Museu da Tapeçaria de Portalegre – Guy Fino acontece num período em que está a ser desenvolvida uma candidatura para a Valorização, Promoção, Divulgação e Projecção da Tapeçaria de Portalegre, que visa a criação de mecanismos sustentáveis que garantam a sua valorização, divulgação, promoção e projecção, regional, nacional e internacional, incrementando a sua procura em termos comerciais, como forma de preservar a arte do “saber-fazer” associada à sua produção, e o incremento dos fluxos turísticos, contribuindo para a certificação do destino Alentejo/Portugal.