Cerca de 700 atletas, 32 equipas, 23 emblemas de Portugal e Espanha e cerca de 2000 acompanhantes dos jovens participantes. São estes os números da 4.ª edição do Crato Evolution Cup, que decorre entre os dias 14 e 16 de Junho e que vai reunir na vila do Crato a nata do futebol de formação nacional.
O evento regressa este ano com alguns ajustes no quadro competitivo, por forma a «aumentar a competitividade» entre as equipas. Para tal, explicou Carlos Abreu, coordenador do torneio, «alterámos o nosso modelo de competição e passamos a ter quatro grupos com quatro equipas em cada escalão, sendo que essas equipas vão jogar todas entre elas», o que vai fazer com que haja «mais confrontos e mais competição, bem como resultados mais nivelados».
Carlos Abreu destacou ainda a presença no torneiro das equipas dos escalões Sub-11 e Sub-13 do SL Benfica, FC Porto, Sporting CP, Belenenses, Famalicão, Tondela, Leiria, Sacavenense, Despertar de Beja, Benfica e Desportivo de Castelo Branco, uma equipa de Olhão e ainda uma equipa oriunda de São Vicente de Alcântara (Espanha).
A jogar em casa está também confirmada a presença dos clubes do Alto Alentejo, nomeadamente FC Crato, Nisa e Benfica, Os Elvenses, O Elvas, o Clube Desportivo Portalegrense, o Sport Clube Estrela, O Monfortense e a equipa de futebol feminino dos Covões.
Em uso da palavra, o presidente da Câmara do Crato, Joaquim Diogo, considera que o Crato Evolution Cup «tem sido uma marca fantástica daquilo que é o nosso trabalho em torno da formação e do futebol juvenil».
«[No concelho do Crato] temos uma marca diferenciadora naquilo que é a formação, somos, eventualmente, dos Municípios que conseguem dar melhores condições para a formação dos atletas no distrito de Portalegre, mas não estamos satisfeitos, queremos ainda fazer melhor», refere Joaquim Diogo.
Por isso, este torneio, que se realiza no final da época, é visto como «a cereja no topo do bolo» pelo edil cratense, que adianta que o Município investiu na sua organização cerca de 25 mil euros, mas «esperamos que o retorno seja substancialmente maior» por todo a sua envolvência, uma vez que são esperadas cerca de 2000 pessoas a acompanhar os jovens atletas.
Já o embaixador do torneio, José Carlos Ferreira, em uso da palavra, agradeceu o convite que lhe foi feito para voltar a ser embaixador da competição, felicitou a organização pelo trabalho que foi feito até agora, em que se «vê que há continuidade e há melhorias», bem como afirmou que «podem contar sempre comigo, estou sempre disposto para promover o torneio, o desporto, o futebol o Alentejo. É, por isso, com prazer que pela quarta vez que sou embaixador deste evento», disse.
O Crato Evolution Cup conta com organização da Câmara do Crato e vai decorrer nos estádios municipais do Crato e de Gáfete e no Campo de Futebol Maria Gabriel Vieira, em Nisa.