A vila de Castelo de Vide, onde Salgueiro Maia nasceu e quis ficar sepultado segundo voto testamentário, vai inaugurar uma escultura evocativa ao Capitão de Abril. O acto terá lugar no próximo dia 25 de Abril, pelas 15h, no Parque 25 de Abril, junto ao busto do herói da Revolução e da conhecida Chaimite V200.
De acordo com Município de Castelo de Vide, «que sente um orgulho redobrado por ser terra natal de Salgueiro Maia, esta escultura assinada por Alexandre Vhils, a partir de uma fotografia de Alfredo Cunha, representa o corolário da afirmação de Castelo de Vide no panorama nacional no que se refere aos caminhos e lugares que Salgueiro Maia vivenciou».
«Unir Vhils e Alfredo Cunha a Salgueiro Maia no âmbito das Comemorações do 50.º aniversário do 25 de Abril representa um valor inestimável para o território que aqui eleva a sua atratividade a um nível superior e de grande significado», refere ainda a autarquia,
Sobre a obra, a Cultural Affairs explica que esta foi criada «a partir de um desafio lançado pelo fotógrafo português Alfredo Cunha» e que «visa homenagear os 50 anos da Revolução do 25 de Abril e os seus ícones, destacando o Capitão Salgueiro Maia. A escultura em betão, com dimensões de 2,5m por 2,5m, é uma representação inspirada numa fotografia emblemática de Alfredo Cunha».
«Criado por Alexandre Farto aka VHILS, este diorama não apenas presta tributo ao Capitão, mas também convida os espectadores a refletir sobre o significado e o impacto deste acontecimento nas nossas vidas», lê-se ainda no comunicado.