A Entidade Regional de Turismo, em parceria com as sete Estações Náuticas do Alentejo, a ADRAL e o Sines Tecnopolo, marca presença, pela primeira vez, na Nauticampo, certame especializado em náutica de recreio e actividades de outdoor, que se realiza entre os dias 17 e 21 deste mês, na FIL, em Lisboa.
Ao longo de cinco dias, vão ser dados a conhecer os diferentes programas e iniciativas de cada uma das Estações Náuticas do Alentejo que, em associação com várias empresas parcerias, criaram uma rede de oferta que inclui, actividades de turismo náutico integradas com propostas desportivas, outdoor, cultura, gastronomia, enoturismo, astroturismo, entre outras, sempre associadas a planos de água, com o objectivo de promover a região e alavancar a notoriedade da marca territorial nos mercados nacional e internacional.
«Nos últimos anos, no âmbito do projecto Estações Náuticas de Portugal, lançado pelo Turismo de Portugal, em parceria com as Câmaras Municipais de Avis, Alandroal, Mértola, Odemira, Sines, Monsaraz e Moura/Alqueva e através da coordenação da ADRAL e do Sines Tecnopolo, criou-se uma nova rede de oferta diferenciadora com potencial para atrair novos nichos de mercado. Faz todo o sentido que estejamos agora presentes num evento dedicado a este sector, como é o caso da Nauticampo», afirma José Manuel Santos, presidente da Turismo do Alentejo e Ribatejo, que com esta parceria pretende reforçar o trabalho de estruturação e de apoio à comercialização do produto.
“Este trabalho colaborativo que tem vindo a ser desenvolvido no Alentejo já se traduz em resultados e reconhecimento. Uma das provas é o facto da região, mais concretamente Odemira, ter sido escolhida para acolher o 4.º Encontro da Rede de Estações Náuticas de Portugal, em 2025”, acrescenta o mesmo responsável.
«A participação na Nauticampo pode ser o ponto de viragem para um trabalho mais focado na organização do produto e na promoção”, salienta Alexandra Correia, Coordenadora do Projecto Nautical Alentejo, na ADRAL.
Refira-se que a Rede de Estações Náuticas do Alentejo visa divulgar uma oferta temática, desenvolver mecanismos inovadores de prospecção e reforçar a notoriedade e a internacionalização do destino.