Estão abertas as candidaturas para a 2.ª edição da Viagem pelo Clima, iniciativa da Get2C em parceria com a Câmara Municipal de Cascais e à qual se associa nesta edição o Município de Arronches, para mobilizar a sociedade portuguesa para a urgente transição climática.
A Viagem pelo Clima é uma competição que destaca o necessário combate às alterações climáticas, que envolve directamente a comunidade e os municípios portugueses, de norte a sul do país, e que levará a equipa vencedora ao Azerbaijão, país anfitrião da Conferência das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas – COP29, que tem início a 11 de Novembro deste ano.
Ao longo de 14 dias, esta viagem vai colocar em competição três equipas de quatro pessoas que deverão completar um percurso de Norte a Sul de Portugal, da forma mais sustentável possível e, principalmente, com o maior impacto positivo nas comunidades.
De acordo com Francisco Teixeira, Managing Partner da Get2C, “a 1ª edição da Viagem pelo Clima foi um sucesso. Os números deixam-nos muito orgulhosos. Todo o ecossistema que rodeou a Viagem pelo Clima deu-nos motivação e motivos muito fortes para continuarmos: os municípios, os parceiros, as equipas, as pessoas com quem nos cruzámos nos vários desafios ao longo do país fazem a diferença no caminho da neutralidade carbónica e são o motor desta iniciativa”.
Nesta viagem, as três equipas vão competir entre si e todas as suas escolhas ao nível de alimentação, transportes e consumo de água serão monitorizadas. Para isso, a competição é estruturada como um jogo e recorre a uma moeda fictícia – “Clima” – para a gestão de recursos e avaliação dos resultados. Ao longo da viagem, as equipas deverão desenvolver alguns desafios nos municípios parceiros do projeto de forma a envolver a comunidade rumo à descarbonização do planeta e ainda convidar os negócios e as pessoas da região a calcular a sua pegada de carbono de forma totalmente gratuita através de uma app desenvolvida pela Get2C. O impacto gerado nestes momentos será decisivo na definição dos vencedores.
A equipa vencedora será a que completar os momentos e desafios colocados pela organização causando o maior impacto e chegando ao maior número de pessoas, mas também a que fizer o percurso da forma mais sustentável, ou seja, a que gastar menos “Climas”. Como prémio, terá a oportunidade de participar na Conferência das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas – COP29 no Azerbaijão, que se realiza de 11 a 24 de Novembro deste ano.
Entre os objectivos da competição Viagem pelo Clima estão criar o maior impacto possível na comunidade; mobilizar a sociedade portuguesa para a urgente transição climática, através de um convite à participação directa de uma forma apelativa e desafiante; contribuir para a mobilização dos Municípios portugueses no caminho da descarbonização; demonstrar a influência dos estilos de vida de cada pessoa na sua pegada de carbono e pegada hídrica, analisando o impacto das escolhas e comportamentos no dia a dia; e demonstrar a viabilidade dos diferentes modos de transporte (em alternativa aos combustíveis fósseis), das escolhas alimentares e do consumo de água.
Os elementos que compõem as equipas deverão ter mais de 18 anos (não há limite de idade), e ter disponibilidade para viajar durante 14 dias do mês de Setembro. Competências audiovisuais para produção e edição de vídeos originais e dinâmicos, competências de comunicação oral e escrita e domínio falado e escrito do português e do inglês são valorizadas, mas não são obrigatórias nem motivo de exclusão.
O processo de selecção irá realizar-se com o apoio da Gap Year Portugal.
As candidaturas estão abertas até 31 de Março em www.viagempeloclima.pt ou directamente através do formulário de candidatura.