Festival “Artes por Cá” leva música, dança e teatro às freguesias do concelho de Alter

De 3 de Março a 6 de Abril as freguesias do concelho de Alter vão acolher o festival “Artes por Cá”, que aposta na descentralização das várias manifestações artísticas como a música, a dança, o teatro e as artes performativas e na valorização das igrejas e outros espaços públicos das freguesias. Serão estes os palcos privilegiados que estabelecerão pontes entre a arte a cultura e a cidadania.

Este ciclo, dedicado à música erudita, tem o seu concerto de abertura no dia 3 de Março, pelas 16 horas, na Igreja Matriz de Cunheira, e estará a cargo do Quarteto Vintage, que reúne alguns dos melhores clarinetistas do panorama musical português, com destaque para o Maestro José Eduardo Gomes.

Publicidade

A Igreja Matriz de Chança abre as portas ao Quarteto Chiado, composto por violoncelistas de elevada qualidade artística, a acontecer no dia 17 de Março, pelas 16 horas.

Já a Igreja Matriz de Seda acolherá o Ensemble Português de Trompetes, sexteto com os melhores trompetistas nacionais, oriundos da Orquestra Sinfónica Portuguesa e Orquestra Gulbenkian.

Por fim, a programação do Artes Por Cá fica completa com dois momentos majestosos, proporcionados pelos pilares artísticos da única instituição que no nosso país se dedica há mais de dois séculos ao género lírico, que se assumirão como verdadeiramente especiais: o concerto da Orquestra Sinfónica Portuguesa, dia 5 de Abril, pelas 21 horas, e a finalizar o concerto do Coro do Teatro Nacional de São Carlos, no dia 6 de Abril, pelas 21 horas. Ambos os concertos realizam-se no Cineteatro.

Os concertos dos dias 3, 17 e 23 de Março são de entrada livre. Os concertos da OSP e CORO do TNSC têm entradas pagas.

O Município de Alter assegurará transporte circular pelas freguesias, de acordo com o número de participantes. Os interessados dever-se-ão inscrever no Posto de Turismo – Casa do Álamo e nas Juntas de Freguesia de Alter do Chão, Seda, Chança e Cunheira, até dois dias antes de cada concerto.

Publicidade