Câmara de Portalegre cede habitação à ULSNA para alojar pessoal médico

Foi assinada na manhã desta sexta-feira um contrato programa para atribuição de apoio não financeiro. entre o Município de Portalegre, representado pela presidente Adelaide Teixeira, e a Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano, representada pelo, ainda, presidente do Conselho de Administração, João Moura dos Reis, para atribuição, a título de empréstimo, de uma habitação destinada a alojamento de pessoal médico que ingresse no Hospital Doutor José Maria Grande, para desempenho da sua actividade laboral.

A atribuição, por um período máximo de dois anos de uma casa para instalação de pessoal médico é assumida pela autarquia como uma forma de discriminação positiva para atrair e fixar jovens médicos no território, garantindo o acesso à saúde por parte dos nossos dos doentes/utentes e das suas famílias, tendo esta opção sido aprovada por unanimidade em reunião de executivo, em Novembro de 2018.
Desde então, e a par de inúmeras reuniões para analisar os problemas e debater propostas de melhoria dos serviços de saúde no distrito, a Câmara Municipal de Portalegre tem envidado todos os esforços para conseguir concretizar esta intenção, que visa proporcionar às comunidades o justo acesso a diferentes especialidades e áreas da medicina, estimulando a dinamização dos serviços clínicos.

Publicidade

Neste que foi o seu último acto, por questões de aposentadoria, enquanto presidente do Conselho de Administração da ULSNA, João Moura Reis recordou esta foi um dos seus primeiros pedidos quando iniciou funções, pelo que se congratulou com a sua concretização e pela mais valia que pode ser para a fixação de médicos nesta região.
A habitação será ocupada, já a partir do mês de Março, por uma médica interna anestesista, que encontradando-se no seu último ano de estágio irá desempenhar funções no Hospital de Portalegre, ao abrigo de um protocolo estabelecido entre a ULSNA e o Hospital de Santa Maria.

Mais informações na nossa edição impressa

Publicidade