Projecto Guardiões lança Manual de Boas Práticas para Eventos Sustentáveis

O projecto Guardiões acaba de lançar um Manual de Boas Prática para Eventos Sustentáveis, da autoria da sua colaboradora Lígia Ribeiro, com o objectivo de incentivar a mudança de paradigma no que diz respeito à gestão e realização de eventos. Ao impulsionar uma forma verde de pensar e realizar iniciativas festivas ou de comunicação, o Guardiões pretende contribuir para minimizar as emissões de carbono e o desperdício, preservando os recursos naturais, os ecossistemas mais frágeis, bem como a biodiversidade tão importante para o património global.

O envolvimento da comunidade é apresentado no Manual do GUARDIÕES como um eixo estratégico fundamental desta transformação pela sustentabilidade, recomendando-se priorizar a colaboração e participação da população, entidades e autoridades locais para garantir o sucesso das iniciativas enquanto plataformas por excelência de mudança, inspiração e educação.

Publicidade

Para Jorge Martins, coordenador do projecto Guardiões, o Manual de Boas Práticas para Eventos Sustentáveis procura contribuir para a transformação não apenas das acções de comunicação, corporativas ou de celebração, mas também da forma como vivemos. “Ao adoptar as práticas recomendadas neste documento, podem-se estabelecer novos padrões de excelência ambiental. Empresas promotoras de eventos podem tornar-se pioneiras na implementação de um novo paradigma. As comunidades locais podem fortalecer os seus laços e os indivíduos podem tornar-se catalisadores da mudança no seu próprio círculo de influência», afirma.

Além dos benefícios ambientais, a realização de eventos sustentáveis apresenta também outras vantagens como a economia de custos no longo prazo, o aumento da reputação dos organizadores, a propagação pelo exemplo, a promoção das economias locais e o impacto positivo duradouro nas comunidades com legados tangíveis em infra-estruturas, educação e no comportamento das populações.

Publicidade