A Câmara Municipal de Mação assinalou o Dia Internacional dos Estudantes, que se celebra a 17 de Novembro, com a oferta a todos os alunos do Agrupamento de Escolas Verde Horizonte de Mação de um jogo que produziu em parceria com a “Science4you”.
Os estudantes receberam os jogos “Uma Aventura pelo Verde Horizonte de Mação” pelas mãos do presidente da Câmara, Vasco Estrela, que se fez acompanhar pelo vice-presidente, António Louro, e pela vereadora Margarida Lopes, bem como pelo Director do Agrupamento, José Almeida.
A entrega foi feita em todas as escolas, em Mação e Cardigos. Todos os alunos receberam um jogo, desde o jardim-de-infância ao 12.º ano. Embora o jogo requeira saber ler, sendo aconselhado para uma idade a partir dos 8 anos, o objectivo é que mesmo os mais pequenos levem o jogo para casa, os pais podem mostrar o jogo e guardar para jogar quando tiverem idade e, aí, ficarão a conhecer melhor o seu concelho.
Na entrega, Vasco Estrela referiu precisamente que «há coisas que não se podem mudar, uma delas é de onde vimos, onde estão as nossas raízes, e este jogo será sempre sobre as raízes, onde quer que a vida os leve». Referiu ainda que é um jogo que «não fica sem bateria, o ecrã não se parte e o conteúdo é sempre actual. Um jogo para a vida».
QUE AVENTURA É ESTA?!
Trata-se de um jogo de tabuleiro que convida a embarcar numa “Aventura pelo Verde Horizonte de Mação” percorrendo todas as freguesias do Concelho de Mação, os seus encantos, cantos e recantos.
O Jogo é composto pelo tabuleiro, instruções, dado, peões e um conjunto de 52 cartas com perguntas sobre geografia, história, actualidade, cultura e património das várias freguesias do Concelho.
Por ter uma componente pedagógica muito forte sendo simultaneamente didáctico, educativo, educacional e instrutivo, o público-alvo deste Jogo são as nossas crianças e jovens que levam, assim, o Jogo para casa e, em família, ficarão todos a conhecer melhor o Concelho.
Numa altura em que as novas tecnologias e o digital estão muito presentes na vida de todos nós, este Jogo, mais tradicional, de tabuleiro procura, por um lado, resgatar as brincadeiras clássicas dos jogos de tabuleiro que promovem a interacção, a comunicação e a cumplicidade e, por outro lado, é material, palpável, tangível e ficará por muito tempo em muitas casas do Concelho de Mação.