A partida simbólica da Baja Portalegre 500, que decorre pelas 19h de quinta-feira, dia 26, no Jardim da Avenida da Liberdade, vai condicionar a circulação de peões e viaturas na zona, uma vez que são esperadas milhares de pessoas.
Por esse motivo, o Comando Distrital de Portalegre da Polícia de Segurança Pública apela a todos os participantes e ao público em geral para que cumpram escrupulosamente as normas e orientações emanadas pela organização da prova e pelos polícias e agentes da protecção civil que se encontram nos vários locais associados ao evento.
«É extremamente importante que todos conheçam os itinerários da cidade por onde circularão as viaturas participantes na prova, não só no dia da cerimónia simbólica de partida, marcada para 26 de Outubro, como nos restantes, por forma a evitar qualquer tipo de acidente, nomeadamente atropelamentos».
Em concreto, deverá ser dado cumprimento à proibição de estacionamento e ao condicionamento da circulação rodoviária na cidade de Portalegre, entre as 08h do dia 25 e as 04h de dia 27 de Outubro, na Avenida da Liberdade, lado ocidental (entre a Rotunda do Rossio e a Avenida Movimentos das Forças Armadas), bem como na Avenida da Liberdade (traseiras dos CTT), e n Rua Alexandre Herculano (entre a Rotunda do Navio e a Avenida da Liberdade).
Entre as 19h do dia 26 de Outubro e o final da cerimónia simbólica de partida, o trânsito encontrar-se-á também condicionado na Rua 1.º de Maio, entre a Rotunda do Rossio e a Travessa da Rua 1.º de Maio.
Como alternativa a PSP recomenda que, durante esse período, o acesso à cidade se faça pelas suas entradas norte e oeste, isto é, pela Rotunda do Areeiro/Avenida do Bonfim e pela EN 18/Avenida do Brasil, respectivamente.
Nos dias 27 e 28 de Outubro, a prova vai criar alguns constrangimentos na Avenida de Badajoz. A artéria será devidamente sinalizada e haverá também polícias nos locais de maior conflito em termos de circulação, cujas instruções devem ser seguidas sem reservas.