Foi apresentado esta quinta-feira, dia 19, em conferência de imprensa, o mais recente projecto do Município de Portalegre para a população sénior de todo o concelho. A Academia Santa Clara inicia actividade no início de Novembro e destina-se a pessoas com mais de 50 anos.
Em declarações aos jornalistas, a presidente da Câmara de Portalegre, Fermelinda Carvalho, que esteve ladeada pela vereadora Laura Galão e pelo Chefe de Divisão da Cultura, Juventude, Desporto, Assuntos Sociais, Educação e Turismo, Pedro Barbas, explicou que a Academia Santa Clara vai funcionar no Convento de Santa Clara, ondes está instalada a Biblioteca Municipal de Portalegre, com o objectivo de dinamizar aquela zona da cidade.
A autarca adiantou que vai ter aulas práticas e teóricas nas da Ginástica e Bem-estar, Cidadania Digital: Navegando com Segurança, Portalegre e a Pintura, Saúde e Bem-estar na Terceira Idade, Meditação e Relaxamento, Portalegre – Cultura e Arte, Grupo de Teatro Sénior de Portalegre, oferta que será ajustada tendo em com o interesse dos alunos. É ainda intenção do Município proporcionar actividades com outros países da Europa, como acontece no programa ERASMUS.
A Academia Santa Clara terá «uma mensalidade simbólica» de 10 euros e a inscrições podem ser realizadas a partir de segunda-feira, dia 23, e até dia 3 de Novembro, através do link https://forms.gle/WvyEzGZdKHXihYAG9, ou presencialmente na Biblioteca Municipal de Portalegre.
No primeiro mês a mensalidade é gratuita para todos os inscritos, que apenas terão de pagar uma verba destinada ao seguro, e as primeiras 50 inscrições vão ter direito a um passeio até ao Oceanário de Lisboa, sendo pessoa pode inscrever outras pessoas, nomeadamente o companheiro e/ou uma amiga ou amigo.