O Centro das Artes do Espectáculo de Portalegre leva a palco no próximo sábado, dia 16, pelas 21h30, o espectáculo musical intitulado “Do Humano ao Divino – Tributo a José Régio” que pretende assinalar o aniversário de nascimento do “poeta”, a 17 de Setembro de 1901.
Trata-se de uma viagem pela obra literária que se foca na humanidade daquele que foi uma personalidade incontornável do panorama cultural português, na tentativa de desconstruir todos os preconceitos e mal-entendidos gerados à volta da figura de José Régio.
Com entrada gratuita, o espectáculo de música ligeira volta a unir as Câmara Municipais de Portalegre e Vila do Conde no projecto comum de dar continuidade ao trabalho de divulgação da vida e obra do autor.
De acordo com a sinopse, este espectáculo pretende prestar tributo «ao homem que na sua obra literária teve a coragem de se narrar, de se desnudar. Contrariando Pessoa, José Maria dos Reis Pereira não é “um fingidor que finge a dor que deveras sente”. Ele assume-a em toda a sua verdade e crueza».
O espectáculo não se desenvolve numa abordagem cronológica à vida de José Maria dos Reis Pereira, mas sim num enfoque em temas que a enquadram, repleta de perplexidades, angústias, dúvidas que José Maria assume como suas, mas que, em última análise, são de toda a humanidade: “Vou dizer-vos quem sois pois vou dizer-vos quem sou”.