EuroBEC Granfondo vai para a estrada com 1500 participantes

A primeira edição do EuroBEC Granfondo Lusiberia realiza-se já no próximo fim-de-semana e tem assegurada a presença de 1500 participantes, um número que supera ligeiramente o limite máximo fixado pela organização. A Eurocidade Badajoz-Elvas-Campo Maior acolhe, assim, um dos eventos que maior adesão tem granjeado nos últimos anos entre os praticantes do ciclismo de estrada, estando a sua realização garantida até, pelo menos, 2025.

Em prova vão estar atletas nacionais, de Espanha, Áustria, Bélgica, Brasil, Canadá, Colômbia, França, Alemanha, Itália, Letónia, Holanda. Roménia, Reino Unido, EUA e Venezuela, sendo o Granfondo o que reúne o maior número de atletas.

Publicidade

Assim, às 9h (hora de Espanha) do próximo domingo, na Avenida Comendador Rui Nabeiro, em Badajoz, será dada partida em simultâneo para as três distâncias. A prova mais longa (146 km) arranca em direcção a Olivença – o ponto de passagem mais a sul deste Granfondo – e, daqui, toma a direcção de Elvas com destino a Santa Eulália, Nossa Senhora da Graça dos Degolados e Campo Maior, encaminhando-se depois para a meta.
O Mediofondo (121 km) cumpre o mesmo percurso da prova “rainha” até Santa Eulália – percorrendo Vila Boim, Vila Fernando e Barbacena –, mas, dali, segue directamente para Campo Maior, evitando a passagem por Degolados, a norte da albufeira da barragem do Caía. De Campo Maior até à meta o percurso coincide, novamente, com o do Granfondo.
Badajoz, Elvas, Campo Maior, com regresso à capital pacense, é este o triângulo que une a eurocidade EuroBEC e que corresponde ao Minifondo, a prova mais curta, com apenas 64 km.
Para os atletas mais jovens, dos 5 aos 12 anos, a organização a cargo da Bikeservice preparou uma prova por categorias. Arranca às 17h00 de sábado, dia 4, nas instalações da IFEBA, em Badajoz, e as inscrições são gratuitas.
A cerimónia do pódio deste EuroBEC Granfondo está marcada para as 14h00, havendo prémios por escalões para os/as melhores classificados/as de cada prova e, ainda, para a equipa com maior número de participantes, bem como para as três melhores formações do Granfondo. O vencedor absoluto (masculino e o feminino) desta prova também receberão um troféu.

O português Marco Chagas, tetravencedor da Volta a Portugal e comentador televisivo, alinhará nesta prova com o dorsal n.º 1. Foi, de resto, num contrarrelógio entre Elvas e Campo Maior que, em 1984, o ex-ciclista garantiu o triunfo na Volta ao Alentejo – prova que viria a ser ganha pelo pentavencedor do Tour, Miguel Indurain, em 1996.
Apoiado pelos três municípios raianos que, desde 2018, compõem o projecto de cooperação transfronteiriça EuroBEC, este Granfondo terá três distâncias (146, 121 e 64 km) com partida e chegada a Badajoz, estando asseguradas, qualquer que seja a opção, as passagens por Elvas e Campo Maior. Em 2024 e 2025, respectivamente, serão estas cidades que acolherão o EuroBEC Granfondo.

Publicidade