Todos Temos Amos para Dar

Chegada a altura do Natal, multiplicam-se as acções de apoio a quem tem menos e não conta com apoios familiares para fazer mais.

Este ano surgiram múltiplos pedidos informais por parte de famílias em graves situações de carência e, por essa razão, o movimento Todos Temos Amor para Dar decidiu avançar para um modelo mais personalizado, pedindo a essas crianças que dissessem com o que sonham. A primeira resposta dada à assistente social que colabora com o projecto foi sobre o que precisam, mas não é esse o objectivo. A grande meta deste protejo é realizar sonhos, é garantir um grito de alegria e conseguir um sorriso e a esperança que a vida pode ser melhor.

Publicidade

Desde 2009, que o Instituto Politécnico de Portalegre desenvolve o Todos temos Amor para Dar, protejo integrado no Sistema de Gestão da Responsabilidade Social (IPP Social), que decorre na época natalícia, tendo vindo a crescer durante estes anos de implementação, apoiando centenas de crianças da comunidade local.

A 7ª edição do Todos Temos Amor para Dar arrancou no dia 23 de Novembro, e este ano 240 crianças esperam por apoio. Dessas, 130 foram identificadas com o apoio de uma assistente social e estão no distrito de Portalegre e 110 estão em São Tomé e Príncipe, uma vez que o ano passado o projecto alargou o seu âmbito de apoio, através de uma parceria com a HELPO, Organização Não Governamental para o Desenvolvimento, que leva a cabo programas de apoio continuados, projectos de assistência, ajuda humanitária, desenvolvimento comunitário, educação para o desenvolvimento e desenvolvimento humano.

Este crescimento levou o Politécnico de Portalegre a comunicar o Todos Temos Amor para fora da sua comunidade académica, pedindo o apoio para estas crianças a qualquer pessoa, grupo ou organização que o queira fazer.

Para as crianças apoiadas através de instituições de Portalegre e Elvas, o IPP recolhe os nomes, idades e prenda sonhada das crianças com dificuldades na sua vida quotidiana, para que seja possível, a quem apoia, comprar algo a pensar numa destas crianças. Posteriormente, os presentes serão entregues à assistente social antes do dia de Natal, para serem entregues aos pais e assim, na noite de natal, todas as crianças terão algo especial e único para si.

Este ano, existem muitas necessidades e sonhos de valor financeiro, nalgumas situações, elevado. Para tal, sugere-se que as pessoas se assumam como dinamizadoras do seu grupo de trabalho, de amigos, familiar, e possam contribuir em grupo. Teremos também, pela primeira vez, recolha de contributos monetários, para quem não tem como apoiar uma compra maior, mas quer contribuir para a causa.

Já para as 110 crianças em São Tomé e Príncipe será enviado leite em pó, com e sem lactose, a partir dos 4 meses.

Qualquer pessoa que queira apoiar esta causa, pode saber mais informações através da página de Facebook (facebook.com/todostemosamorparadar) criada para o efeito, onde vão estar os nomes e idades de cada criança, assim como os presentes e depois é só mandar embrulhar e deixar a contribuição num dos pontos de recolha existentes para o efeito: Serviços Centrais do Instituto Politécnico de Portalegre; Escola Superior de Tecnologia e Gestão; Escola Superior de Educação; Escola Superior de Saúde; Escola Superior Agrária de Elvas.

Publicidade