A equipa “CanSor’23” da Escola Secundária de Ponte de Sor, constituída pelos alunos Diogo Pires, Francisco Vieira, Margarida Rosa, Marisa Bicho, Tiago Lemos e Tomás Duarte, foi uma das 15 escolhidas para participar na final da 10ª Edição do CanSat Portugal que irá realizar-se entre os dias 26 e 30 Abril 2023.
O CanSat Portugal é um projecto educativo do ESERO Portugal, organizado pela Ciência Viva e pela Agência Espacial Europeia (ESA), que desafia alunos do ensino secundário de todo o País a projectar e construir um modelo funcional de um microssatélite – CanSat. Os sistemas de base – antena, bateria e sensores – terão de estar integrados num volume equivalente ao de uma lata de refrigerante.
O projecto divide-se em duas importantes partes: a Missão primária em que, durante o lançamento e a descida, o CanSat deve recolher e comunicar dados relativos à temperatura e pressão atmosférica posteriormente analisados; e a Missão secundária quer é idealizada por cada equipa, devendo ser esta capaz de evidenciar as capacidades do CanSat e podendo ser baseada em missões reais de satélites.
O processo de selecção é complexo e desafiante. Começando primeiramente pela inscrição das equipas, seguido de um workshop aos professores envolvidos nesta iniciativa, terminando com a entrega de um relatório e vídeo de apresentação do projecto. Após serem concluídos com sucesso todos estes passos, são seleccionadas 15 equipas para a grande final de onde sairá a equipa vencedora directa para a Final Europeia.
A equipa CanSor’23 apresentou um projecto inovador no que diz respeito à interacção entre a tecnologia e o meio ambiente, o que acabou por consagrá-la como uma das melhores 15 equipas de Portugal. O objectivo da missão é a avaliação do montado do Alto Alentejo através de machine learning, tendo na sua génese a identidade do território e a representatividade que o mesmo tem perante a comunidade local. O projecto tem como mote contribuir para a preservação e continuidade do montado com a sua paisagem tão característica e a peculiar biodiversidade que lhe está associada.
Após o anúncio oficial, a equipa CanSor’23 apresentou-se perante os colegas de 12º ano, o Director do Agrupamento de Escolas de Ponte de Sor, Manuel Andrade, os representantes do Município de Ponte de Sor, vereadores Rogério Alves e Sérgia Bettencourt, a Coordenadora do clube de Ciência Viva na escola, Paula Valamatos Reis e a presidente da Associação de Estudantes, Beatriz Silva.
A verdadeira aventura já começou, e com a ajuda dos seus parceiros, os membros da equipa CanSor’23 encontram-se totalmente motivados e dedicados para obterem o melhor desempenho e resultado possível na final.