Um verdadeiro dilúvio abateu-se sobre o Alto Alentejo nas últimas horas provocando vários danos em infra-estruturas e obrigando ao encerramento de dezenas de estradas e também de escolas um pouco por todo o distrito.
De acordo com os dados da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil, entre as 6h e as 12h40 desta terça-feira foram registadas cerca de 50 ocorrências relacionadas com a chuva intensa que se fez sentir.
Os concelhos mais afectados são Fronteira, Elvas, Campo Maior, Portalegre, Monforte, Avis, e Arronches, sendo que nos restantes há também ocorrências a registar, mas em menor número.
Entre as situações mais graves, destaque para a ponte da ribeira Grande que ficou completamente submersa. Em Monforte, a estrada que liga a sede de concelho a Santo Aleixo está intransitável devido ao abatimento da via.
Em Elvas há registo de que no túnel de Santa Eulália a água arrastou viaturas e em Campo Maior os passadiços junto à barragem do Caia ficaram completamente destruídos e há a registar várias inundações na vila
As autarquias e forças de segurança aconselham prudência aos condutores e apelam às pessoas para que, se possível, se mantenham em casa, evitando deslocações desnecessárias.
As previsões do IPMA apontam para um agravamento do estado do tempo a partir das 13h até às 18h desta terça-feira.