Faleceu esta sexta-feira, dia 11, aos 82 anos, o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Alpalhão, José Lopes Duarte Baião.

José Baião foi presidente da Junta de Freguesia de Alpalhão no mandato 2005-2009 e provedor da Santa Casa da Misericórdia de Alpalhão durante 38 anos (1984-2022), tendo deixado uma enorme obra nesta instituição, na qual era descrito como um trabalhador permanente sem vínculo contratual, e à qual tanto se deu e que acaba de ver inaugurada a ampliação do lar, obra pela qual muito lutou, e que celebrou há poucos dias os 25 anos do início de funcionamento do Lar e os 36 anos do Centro de Dia.

Homem de qualidades raras, de grande simpatia e afectividade, dedicou muito da sua vida aos outros através das Obras de Misericórdia, deixou uma marca na comunidade e era uma pessoa profundamente respeitada e acarinha. José Baião era um católico convicto, que integrava os Servitas do Santuário de Fátima, tendo na sua vida profissional, enquanto bancário, desempenhado funções por toda a região ao serviço do Banco Pinto & Sotto Maior, depois BCP e Millennium, tendo trabalhado nos balcões de Arronches, Elvas e de Portalegre, onde foi gerente, e teve um papel fundamental na criação da dependência de Alpalhão.

A inauguração das obras de ampliação do lar da Misericórdia de Alpalhão foram também pretexto para a instituição homenagear José Baião como o grande obreiro e alma daquela casa que dirigiu durante quase quatro décadas com espírito de missão, pondo em prática a solidariedade católica. Apesar de muito doente, o provedor ainda conseguiu estar presente nas cerimónias e ver concretizado este seu sonho.

Este ano, no âmbito das comemorações do 25 de Abril, José Baião foi agraciado com a Medalha de Honra e Mérito, atribuída pelo Município de Nisa, reconhecendo o seu trabalho em prol do concelho e em especial de Alpalhão.

O corpo está em câmara ardente na Igreja da Misericórdia e as cerimónias fúnebres realizar-se-ão amanhã, dia 12 de Novembro, pelas 9h.

À família enlutada e à Santa Casa da Misericórdia de Alpalhão, AA apresenta as mais profundas e sentidas condolências pela morte de um Grande Homem e de um amigo deste jornal.

Publicidade