O Agente Principal Luís Ezequiel, do Comando Distrital de Portalegre da Polícia de Segurança Pública, foi agraciado com o Prémio de Segurança Pública na cerimónia do 155º aniversário da PSP, presidida pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
A cerimónia realizou-se na quarta-feira, dia 6, e o portalegrense Luís Ezequiel foi um dos 12 policias a quem a Polícia de Segurança Pública atribuiu o Prémio de Segurança Pública, tendo-lhe sido entregue esta distinção pela secretária de Estado da Protecção Civil, Patrícia Gaspar.
Este prémio é atribuído aos Polícias que, com grande risco pessoal no desempenho das suas funções, enfrentaram e resolveram com êxito situações humanitárias, de delinquência ou criminalidade, demonstrando elevado espírito de missão e dedicação.
Luís Ezequiel recebe este prémio na sequência da sua acção «imediata e intuitiva» numa ocorrência de violência doméstica e tentativa de homicídio, que reporta a 5 de Fevereiro deste ano.
Tal como o nosso jornal noticiou na altura, pelas 4:05 horas da madrugada de dia 5 de Fevereiro, um homem com 31 anos foi detido em flagrante delito, em Portalegre, por agentes da PSP, pelo crime de violência doméstica contra a sua antiga companheira de 21 anos de idade.
O agressor tinha antecedentes pelo mesmo tipo de crime e foi anteriormente detido pela PSP por violência doméstica, encontrando-se na altura sujeito a vigilância por “pulseira” electrónica e à medida de coação de proibição de contacto com a vítima (sua antiga companheira) e de aproximação da sua residência.
A PSP de Portalegre foi alertada pela Equipa de Vigilância Eletrónica de Évora da Direcção Geral de Reinserção Social e Serviços Prisionais de Portalegre para uma possível violação da medida de coação, e os polícias de serviço, imediatamente, dirigiram-se para a residência da vítima, na qual se encontravam também duas crianças.
Apesar de se situar em local relativamente difícil de encontrar, a residência foi rapidamente localizada pela feliz coincidência de se encontrar de serviço um polícia da Esquadra de Investigação Criminal do Comando Distrital de Portalegre que seguia o caso de violência doméstica em questão, concretamente o Agente Principal Luís Ezequiel.
Já no interior da residência os polícias viram a vítima ensanguentada, deitada no chão e o agressor em cima dela, com uma faca na mão. O agressor, ao ver os agentes, desferiu mais uma facada na vítima, na zona do tórax, sendo de imediato derrubado pelo agente Luís Ezequiel, que se lançou sobre o mesmo e o impediu que repetisse o esfaqueamento.
Com o apoio dos restantes polícias presentes no local o agressor foi dominado, desarmado e detido, e a vítima, que apresentava vários outros cortes provocados pelo agressor, foi transportada de urgência para o Hospital Doutor José Maria Grande, em Portalegre, onde recebeu tratamento.