As comemorações dos 504 anos da atribuição de foral a Gavião têm o seu ponto alto esta quinta-feira, dia 23 de Novembro, feriado municipal, com uma programação que incluiu a abertura do Mercado de Natal, a apresentação de um livro, momentos musicais e lúdicos.
As celebrações têm início pelas 10h com o içar da Bandeira na Rua 23 de Novembro, Guarda de Honra pela corporação de Bombeiros de Gavião e Banda Juvenil do Município de Gavião.
Às 12h, na Igreja Matriz, o Bispo da Diocese de Portalegre – Castelo Branco, D. Antonino Dias, preside à celebração de missa evocativa dos que passaram pelo antigo Seminário, e às 15h decorre a abertura do Mercado de Natal.
O programa prossegue com a apresentação do livro “Seminário de Gavião – Chegamos? Não Chegamos?”, pelas 15h30, no auditório da Incubadora de Empresas, a que segue, pelas 16h, uma gincana de bicicletas para crianças, e, pelas 16h30, No Mercado de Natal, a actuação da Tuna Sénior de Sousel.
À noite, pelas 21h30, sobe ao palco do Cineteatro Francisco Ventura peça de teatro “O último fecha a porta”.
O programa comemorativo tem sequência na sexta-feira, pelas 15h, com a inauguração da Biblioteca Itinerante de Gavião “Big”, no Largo da Fonte, em Ferraria.
Já no sábado, o programa contempla um jogo de futebol, pelas 10h30, o I Jantar Convívio Jovem do Concelho, pelas 20h, um espectáculo de Fados com Cristina Maria e a participação do Grupo de Cantares Terras de Guidintesta e, pelas 23h, a actuação da banda “Solo Así”.
