O Município de Elvas assinala, ao longo do mês de Janeiro, os 367 anos da Batalha das Linhas de Elvas com diversas actividades e em diversas vertentes.
Entre 8 e 13 de Janeiro, os serviços educativos do Forte da Graça, do Forte de Santa Luzia e da Arkus promovem, nas escolas do 1º Ciclo do concelho, a peça de Conto-Teatro da Batalha das Linhas de Elvas.
Na sexta-feira, dia 9, pelas 18 horas, decorre a apresentação do Volume III da obra “Elvas Antiga”, do historiador Rui Jesuíno, na Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo.
Para sábado, pelas 15h, está prevista a inauguração da exposição “Ponto de Partida – Um Século de Vida”, homenagem a Maria José Rijo, na Casa da Cultura, e que fica patente ao público até 31 de Janeiro, podendo ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h às 13h e das 14h às 17h, e sábados das 10h às 13h.
À noite, pelas 21h30, no Auditório São Mateus decorre o espectáculo musical de apresentação dos álbuns musicais de fados de Toy Faria “Os fados da minha vida” e de Rosamaria Abrunheiro, “Os poetas da minha vida”, com entrada gratuita, mas com reserva antecipada de bilhetes no Posto de Turismo.
O ponto alto das comemorações acontece, no feriado municipal, 14 de Janeiro, quarta-feira com o programa a ter início pelas 9h30, com o hastear das bandeiras, nos Paços do Concelho, com a participação da Banda 14 de Janeiro.
Meia hora depois, no Sítio dos Murtais, decorre a romagem ao Padrão comemorativo da Batalha das Linhas de Elvas e cerimónia de Homenagem aos Mortos, e, pelas 10h30, a romagem ao Túmulo do General André de Albuquerque Riba-Fria, no Convento de São Francisco. As cerimónias militares e militarizadas, na Praça da República, têm início pelas 11h30, seguindo-se pelas 12h, o desfile das Forças em Parada, na Rua da Cadeia.
À tarde, na Igreja da Sé acontece um Te Deum de Acção de Graças, com a participação do Coro Beato Aleixo Delgado, a partir das 18h, e presidido pelo Arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho, culminando o programa comemorativo com o já tradicional Concerto da Orquestra Ligeira do Exército, no Auditório São Mateus, pelas nove e meia da noite. Entrada gratuita, com reserva de bilhetes no Posto de Turismo da Praça da República.
Neste dia é ainda assinalado o 148º aniversário do Centro Artístico Elvense, a partir das 15h, e o 71.º aniversário da Banda 14 de Janeiro, a partir das 19h30, na sede da colectividade, na Rua Sá da Bandeira.
No sábado, dia 17, vai para a estrada mais uma edição da Corrida e Caminhada das Linhas de Elvas. A caminhada, na sua 20ª edição, parte do Padrão da Batalha das Linhas de Elvas, pelas 9h00 e tem chegada no Estádio Municipal de Atletismo.
Uma hora depois tem início a 32.ª Corrida das Linhas de Elvas, também com partida do Padrão da Batalha das Linhas de Elvas e chegada ao Estádio Municipal de Atletismo.
Ainda neste dia, pelas 11h00, realiza-se o Encontro Anual do Grémio Transtagano, na Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo.
Às 15h, é inaugurada a exposição comemorativa do 14 de Janeiro, fotografia de João Carpinteiro, que fica patente até 22 de Março, no Museu Municipal da Fotografia João Carpinteiro.
O Cineclube de Elvas apresenta “As Estações” de Maureen Fazendeiro, no Auditório São Mateus, pelas 17h, e às 18h30 realiza-se o lançamento do livro, “Brasões e Escudos de Elvas”, de José Martins, na Casa da Cultura. A noite encerra com o espectáculo “Conta-me Elvas”, no Auditório São Mateus, a partir das 21h30, com entrada gratuita, mas com reserva antecipada de bilhetes no Posto de Turismo.
Na sexta-feira, dia 23, tem lugar o espectáculo de teatro “Luis de Camões. Uma voz escrita!” | Inserido nas Comemorações do V Centenário do Nascimento de Luís de Camões pela Associação Coisa Feita, na Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo, pelas 10h30.
O programa comemorativo prossegue sábado com o Workshop “Tecendo Memórias”, no Museu de Arqueologia e Etnografia António Tomás Pires, entre as 10h00 e as 13h00, com inscrições prévias.
Pelas 11h00, inserido nas Comemorações do 10º aniversário da Requalificação do Forte da Graça, decorre a iniciativa “O Forte no meu Tempo”, com inscrições prévias.
O teatro musical “Sempre que a Revista Canta” está agendado para as 21h30, no Auditório São Mateus, com bilhetes à venda na Ticketline e no dia na bilheteira do Auditório.
A programação encerra no dia 31 de Janeiro, sábado, com o lançamento do livro “Do Ser… Do Viver”, do Dr. Soares Mendes, no Museu de Arqueologia e Etnografia António Tomás Pires, pelas 16h00.
À noite, há concerto pela Banda 14 de Janeiro “Os melhores êxitos da Música Portuguesa”, no Auditório São Mateus, pelas 21h30, com entrada gratuita, mas com reserva antecipada de bilhetes no Posto de Turismo.


