20.º Portalegre Jazzfest com programação diversificada e descentralizada

O 20.º Portalegre Jazzfest, um dos festivais de jazz mais conceituados do País, está de regresso entre os dias 9 a 13 de Abril. O festival, que vai decorrer no Centro de Artes do Espectáculo de Portalegre (CAEP) e em outros locais da cidade, conta com uma programação diversificada, descentralizada e repleta de jovens promessas e nomes conceituados do panorama nacional, europeu e mundial do jazz contemporâneo.

A abertura do festival será no dia 9, às 18h30, no Auditório do Museu da Tapeçaria de Portalegre – Guy Fino (MTGF), com entrada livre e a presença de um dos nomes maiores do jazz português, que inicia o ciclo de contrabaixistas a solo no MTGF: Carlos Barretto, que apresentará o seu álbum de 2024, “Lonely Dog”, onde explora ao máximo as possibilidades tímbricas do instrumento, quer no arco quer em pizzicato ou recorrendo a alguns efeitos eletrónicos.

Publicidade

Ainda na quarta-feira e na Igreja do Mosteiro de São Bernardo, também com entrada livre, actuará outro grande nome do contrabaixo nacional, Carlos Bica, acompanhado de João Barradas, no acordeão.

O concerto inicial na quinta-feira, dia 10, no Museu da Tapeçaria de Portalegre – Guy Fino, voltará a contar com toda a maestria e originalidade de Carlos Bica, desta feita a solo, essencialmente em torno do jazz, mas também envolto num folk misterioso e belo, que contêm em si laivos de uma distante portugalidade.

A primeira noite do JazzFest, no seu palco de eleição, o grande auditório do CAEP, será do pianista espanhol Dorantes, com o seu álbum “Identidad”, que espelha a sua linguagem natural, o flamenco e a sua intensidade pela música contemporânea.

Como novidade, nesta edição “redonda” do JazzFest, haverá concertos, a terminar a noite, nos Claustros do Convento de Santa Clara, com entrada gratuita: dia 10 será a vez do projecto dinamarquês Emmeluth’s Amoeba Quartet, numa mistura entre free jazz e música de câmara.

Dia 11, sexta-feira, no Museu da Tapeçaria de Portalegre – Guy Fino, actuará o contrabaixista esloveno Gasper Livk, e à noite, no grande auditório do CAEP, o grande destaque no JazzFest será o concerto do guitarrista Bruno Pernadas e do saxofonista José Soares. Para terminar mais uma noite do Festival de Jazz de Portalegre, nos Claustros do Convento de Santa Clara, actuará o trio da saxofonista dinamarquesa Mia Dyberg.

O 4º dia do JazzFest começará de novo no Museu da Tapeçaria de Portalegre – Guy Fino, com o concerto do conceituado contrabaixista americano, Michael Formanek. No grande auditório do CAEP, decorrerá um dos concertos mais aguardados do Festival, com o duo americano de Chris Porter, no saxofone alto e de Craig Taborn, no piano, numa mistura entre originais e standards, com uma mescla de música electrónica e acústica.

O fim da noite do sábado, dia 12, será de novo nos Claustros do Convento de Santa Clara, com a francesa Eva Risser no piano vertical preparado e a revisitação da composição “Aprés un Rêve”, de Gabriel Fauré.

Para encerrar com chave de ouro a 20ª edição do Portalegre Jazzfest, a noite de domingo no grande auditório do CAEP será exclusivamente do quarteto da estrela britânica em ascensão, Emma Smith.

Tal como o ano passado, em parceria com a aKadémia Jazz, haverá duas jam sessions abertas ao público, nos dias 12 e 13, no espaço “Improvisos” do Business Center de Portalegre.

O programa do 20º Portalegre Jazzfest engloba ainda as sempre concorridas e tradicionais provas de vinhos e de produtos regionais, assim como a Feira do Disco e do Livro, em colaboração com a editora Clean Feed.

Os bilhetes para o Jazzfest poderão ser adquiridos no CAEP, com reservas disponíveis através do número 245307498. Os preços variam entre os 10€, para o bilhete diário dos concertos no Grande Auditório e os 25€ do Passe, que permite a entrada nos quatro concertos do CAEP.

Publicidade