20 anos de Compromisso e Crescimento: A história da CCLagarto

Bem conhecida e bem reputada na região, a CCLagarto completou, no dia 2 de Janeiro, 20 anos de trabalho com a actual gerência de Carlos Paulino e Luís Alentejano, continuando a apostar na excelência do serviço prestado e na fidelização do cliente.

Há cerca de três décadas, um pequeno negócio na área das instalações elétricas nascia em Portalegre, sob a liderança visionária de Caetano Costa Lagarto. Fundada nos anos 90 como um negócio unipessoal, em 2001 a empresa tornou-se uma sociedade de responsabilidade limitada, Caetano Costa Lagarto e Filho, Lda.

Em 2003 a empresa foi adquirida por Carlos Paulino e Luís Alentejano, dois empreendedores determinados a elevar a empresa a novos patamares de sucesso, que assumiram a gerência a 2 de Janeiro de 2004, tendo posteriormente registado a empresa como CCLagarto, Electricidade e Telecomunicações, Lda.

«Mais do que sócios, somos amigos», assumem Carlos e Luís, que se conheceram na Força Aérea, tendo posteriormente realizado as suas licenciaturas em Engenharia Eletrotécnica, no politécnico de Leiria, onde foram colegas de carteira. Ainda em Leiria iniciaram a sua actividade empresarial criando uma empresa na área das instalações elétricas, a Leirinstal, Lda. Em 2004 mudaram-se para Portalegre para abraçar um novo desafio, trazendo as suas famílias e criando novas raízes.

Sob sua gestão, a CCLagarto iniciou um período de crescimento e diversificação, ampliando o leque de soluções e serviços e investindo na sua equipa técnica, instalações e equipamentos.

O ano de 2008 foi um marco significativo para a empresa, com a construção do actual pavilhão na Zona Industrial de Portalegre, sito na Av. Francisco Fino nº44, tendo essa medida estratégica proporcionado à CCLagarto não só uma base operacional sólida, como permitiu também o aumento da sua oferta, com a implementação de um armazém de material eléctrico com loja para venda directa ao público e a instaladores.

A empresa tem continuado a crescer em dimensão e reputação. «Em 2003 começámos com quatro colaboradores, hoje somos 21», revelam com orgulho, conscientes de que a CCLagarto tornou-se uma força reconhecida no sector, conquistando variadas distinções, como o estatuto de PME Líder distinguida pelo IAPMEI a nível nacional em múltiplas ocasiões.

Primam pela qualidade e pela boa execução, e «quando assumimos um compromisso temos de o cumprir», o que leva a empresa a garantir aos seus clientes e a quem os procura o acompanhamento total durante e após a execução da obra, tornando a relação com o cliente mais transparente e sólida. O objectivo da empresa é «fazer bem à primeira».

«Não gostamos de rejeitar oportunidades de negócio, mas, por muito que nos custe, não conseguimos responder a todos os clientes que nos procuram», confessam, mas garantem que mantêm uma concorrência saudável com as restantes empresas da região e «não abdicamos dos nossos princípios nem dos nossos valores».

Além do seu sucesso comercial, a CCLagarto também é conhecida pelo seu compromisso com a comunidade e o desenvolvimento regional, colaborando e apoiando causas de cariz social e desportivo.

A empresa investe activamente em programas de formação contínua e em parcerias com escolas locais, visando capacitar e inspirar a próxima geração de profissionais técnicos.

Carlos Paulino e Luís Alentejano garantem que «trabalhamos com pessoas para pessoas» e que o maior activo da empresa são os seus colaboradores. «Tratamos os jovens como nossos filhos, tal como esperamos que os nossos filhos sejam tratados noutras empresas», assumem os sócios que lembram que a CCLagarto colabora activamente com as escolas do concelho na formação dos alunos em contexto de trabalho. «Fazemos aqui escola» e «gostamos de ver as pessoas a crescer», afirmam.

«É muito importante que a sociedade consiga cativar pessoas para as áreas técnicas», até porque «o cliente reconhece e valoriza o trabalho» e «não há nenhuma razão social para que estes profissionais não sejam reconhecidos», até porque um técnico destas áreas «competente e bom trabalhador aufere um vencimento justo e atractivo», apontam os sócios.

A CCLagarto conta com um portfolio significativo de obras, «executamos desde a pequena instalação até instalações industriais e obras públicas». Em termos geográficos a empresa privilegia a nossa região, «trabalhando preferencialmente num raio de 50 a 60 km de Portalegre», pois é desta forma que melhor «optimizamos os meios e os recursos e concentramos as nossas energias», constatam, convictos de que «se nos dispersamos falta-nos capacidade para atender os nossos clientes em tempo útil», e é por isso que preferem descrever-se como «uma empresa de maratonas e não de sprints».

«Somos naturais do interior, apostamos e acreditamos no potencial e no futuro da nossa região»

Carlos Paulino e Luís Alentejano consideram «muito importante promover parcerias sãs com as empresas, as instituições locais e os municípios», e defendem que «o Estado devia ter um papel mais proactivo na promoção da confiança interempresarial»

O mercado está em evolução permanente, «hoje os edifícios estão melhor equipados e as instalações mais evoluídas», devido a obrigações legais técnicas e ambientais e a uma maior procura de sistemas de conforto e de energias renováveis, há uma grande preocupação com a melhoria da eficiência energética dos edifícios, a nível nacional e internacional. É importante que as empresas e os técnicos estejam capacitados e qualificados para responder adequadamente às necessidades e aos novos desafios.

Olhando para o futuro, a CCLagarto está firmemente comprometida com a excelência em todos os aspectos das suas acções, e os seus objectivos estratégicos incluem a consolidação da sua posição no mercado local e regional, o investimento em tecnologia, a capacitação da sua equipa, a optimização da satisfação do cliente e o reforço de visibilidade da empresa.

Por fim os empresários assumem que «protegemos os nossos colaboradores», «identificamos as nossas fraquezas, mas promovemos acima de tudo os pontos mais fortes do nosso pessoal». Fazem por «governar a casa pelo exemplo» e «tratamos os nossos colaboradores com muito respeito».  

Com uma visão clara e um compromisso inabalável, a CCLagarto está pronta para enfrentar os desafios do futuro e continuar a sua missão de bem servir os seus clientes e a sua comunidade.

Principais Serviços prestados pela CC Lagarto

  • Comércio de Material Elétrico, Iluminação e Equipamentos
  • Assessoria Técnica e Execução de Projetos
  • Sistemas de Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado (AVAC)
  • Bombas de Calor para climatização ambiente e produção de AQS
  • Sistemas de Energias Renováveis – Fotovoltaica e Solar Térmico
  • Sistema de Mobilidade Elétrica – Postos para Carregamento de Veículos Automóveis Elétricos
  • Execução, Manutenção e Exploração de Instalações elétricas públicas e particulares BT e MT
  • Baterias de Condensadores para Compensação do Fator de Potência na indústria e serviços
  • ITED – Redes Estruturadas de Comunicação de Dados e Imagem
  • Sistemas de Segurança Contra Incêndios e Contra Intrusão
  • Sistemas de Videovigilância (CCTV), de Videotelefone de Portaria e Controlo de Acessos
  • Sistemas de Bombagem e Automatismos Elétrico
Publicidade