“Viver a Tradição!”: ARKUS promove projecto para manter viva a tradição elvense de tocar a ronca e cantar ao Menino

A ARKUS, Associação Juvenil, têm em curso o projecto “Viver a Tradição”, que pretende manter viva junto dos mais novos a tradição elvense de tocar a ronca e cantar ao menino.

De acordo com a associação, «Elvas tinha a tradição ancestral de “se cantar ao Menino” na época natalícia, acompanhada pela ronca (instrumento musical)», sendo que essa tradição «quase caiu em esquecimento, principalmente junto dos mais novos».

Por isso surgiu o projecto “Viver a Tradição!” que tem como objectivo manter viva a tradição. A ideia partiu do presidente da Associação, o professor Carlos Beirão, e consiste em construir um ronca com as crianças do 1º ciclo de todas as escolas do concelho.

O projecto teve início no último ano e este ano a ARKUS assume que quer «fazer mais e melhor e, por isso, decidimos incluir também neste projecto todas as crianças em idade pré-escolar».

Assim ao longo de semanas, membros do Grupo Roncas D’Elvas, da ARKUS, estiveram de novo nas escolas para divulgar e ajudar a construir as roncas, transmitindo ao mesmo tempo a importância de manter viva esta «linda tradição».

O grande evento de apresentação do resultado final deste projecto, que promete reunir cerca de 1600 crianças, encarregados de educação e profissionais de área educativa, terá lugar no dia 15 de Dezembro, no Coliseu José Rondão Almeida de Elvas, e decorrerá no período da manhã, entre as 10h e as 12h. O ponto alto ocorrerá quando todas as crianças cantarem juntamente com o grupo das Roncas D’ Elvas músicas natalícias acompanhadas por este instrumento musical tão característico desta zona.

Publicidade