Vila Velha de Ródão abre portas a mais uma Feira dos Sabores do Tejo em dia marcado por diversas inaugurações

Vila Velha de Ródão estará em destaque na próxima sexta-feira, 23 de Junho, dia que ficará marcado pelo arranque de mais uma edição da Feira dos Sabores Tejo; pela apresentação do Roteiro + Interior Turismo, que dará conta das novas linhas de financiamento do Turismo de Portugal para o Interior; pela inauguração do primeiro hotel de três estrelas do concelho, o Rupestre Arts Hotel Ródão; pela abertura ao público da exposição dedicada ao sítio arqueológico de Cobrinhos; e, ainda, pela inauguração do espaço museológico Mundo de Minerais – Coleção Martins “da Pedra”.

O secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, marcará presença nestes momentos a convite do presidente do Município de Vila Velha de Ródão, Luís Pereira, e em representação do Governo, assinalando a importância destes eventos e novos espaços, que vêm enriquecer o património cultural e turístico do concelho.

«Trata-se de um dia muito especial, em que, para além de valorizarmos a nossa história e património, seremos anfitriões da apresentação dos novos apoios disponíveis na área do turismo, abrimos portas para mostrar aquilo que de melhor as Terras do Oiro têm para oferecer em mais uma edição da Feira dos Sabores Tejo e vemos a capacidade hoteleira da região ser reforçada com a inauguração dum empreendimento turístico há muito esperado, que vem dar resposta ao aumento da procura pelo nosso concelho, enquanto destino turístico e aquando da realização de grandes eventos. Para além de assegurar a criação de novos postos de trabalho, este projeto permitirá que quem nos visita pernoite no concelho, o que se traduz num retorno económico imediato ao nível da restauração e do comércio local», sublinha o presidente do Município de Vila Velha de Ródão.

A apresentação do Roteiro + Interior Turismo, às 9h30, na Casa de Artes e Cultura do Tejo, marca o início do programa deste dia. A sessão, que para além de Nuno Fazenda, contará com a presença do presidente da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal, Pedro Machado, e a intervenção do presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade, dará conta das novas linhas de financiamento e iniciativas para a valorização turística do interior promovidas pelo Turismo de Portugal e incluirá um período de debate.

Segue-se, às 12h30, a inauguração do Rupestre Arts Hotel Ródão, o novo empreendimento turístico que nasceu da remodelação da antiga Estalagem Portas de Ródão e tem decoração inspirada nos vestígios arqueológicos de arte rupestre, que contará com a presença do empresário responsável pelo investimento, Simão Rocha, e, às 15h30, a visita à exposição “Desenvolver Ródão, conhecer o passado – A chegada e a extinção dos Neandertais”, dedicada ao sítio arqueológico de Cobrinhos, identificado em 2014, aquando da ampliação da atual fábrica de papel da Navigator.

Às 17h00, é inaugurado o novo espaço museológico Mundo de Minerais – Coleção Martins “da Pedra”, que reúne um espólio único de cerca de sete mil minerais, oriundos de várias zonas de Portugal e do mundo, e constituído ao longo de mais de cinco décadas por António Martins.

O dia termina com chave de ouro, às 18h30, com o arranque de mais uma edição da Feira dos Sabores Tejo, um evento destinado a toda a família e organizado pelo Município de Vila Velha de Ródão nos dias 23, 24 e 25 de junho. Para além da presença de expositores de elevada qualidade e espaços de restauração com uma oferta gastronómica variada, o certame conta com grandes nomes da música portuguesa para animar as noites de festa, como é o caso de Nininho Vaz Maia e I Love Baile Funk (sexta-feira); Marisa Liz, Bispo e Kura (sábado); Ana Moura e Petter Nox (domingo). A entrada é livre.

Publicidade