Vamos ajudar a Maria a encontrar um dador de medula óssea

«Eu sou a Maria, tenho apenas um ano e desde dia 28 de Dezembro de 2016 que preciso de um dador compatível de medula óssea».

É este o apelo que está a comover os portugueses, numa corrente solidária para tentar salvar a pequena Maria, de apenas um ano, a quem foi diagnosticada uma leucemia mielomonocitica juvenil, uma doença cujo tratamento é um transplante de medula óssea.

Na tentativa de encontrar um dador compatível, o pai da menina, natural de Portalegre, lançou um apelo, ao qual se associou a Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre (ADBSP).

Para ajudar basta que se inscreva no Registo Nacional de Dadores Voluntários de Células de Medula Óssea, o que poderá ser feito no Banco de Sangue dos Hospitais de Portalegre e Elvas ou no serviço de ImunoHemoterapia.

Para se tornar dador deve ter entre 18 e 45 anos, pesar pelo menos 50kg e medir mais de 1,5 metros e não ter feito transfusões de sangue depois de 1980. Para a colheita de sangue basta levar a sua identificação e não precisa sequer de estar em jejum.

Os voluntários poderão ainda aparecer nas próximas colheitas de sangue promovidas pela ADBSP, que vão decorrer, no dia 25 de Fevereiro, no Centro de Saúde de Fronteira, e no dia 11 no Quartel dos Bombeiros de Alter do Chão.

E não se esqueça: hoje pela Maria, amanhã por um de nós.

Publicidade