UTSM: A caminho dos trilhos de São Mamede

Está tudo a postos e já faltam poucas horas para o arranque de mais uma grande edição do Ultra-Trail de São Mamede (UTSM), promovido pelo Atletismo Clube de Portalegre, e que após dois anos de interregno regressa em grande com 1479 inscritos, dos quais mais de 515 vão aventurar-se nos 106 quilómetros de percurso.

A grande festa do trail está assim de regresso ao Alto Alentejo e à Serra de São Mamede. A 9.ª edição do UTSM tem início marcado para as 22h desta sexta-feira, altura em que os 515 corajosos participantes partem do Estádio Eduardo Sousa Lima, ao som da animação musical com o Dj Tabelas, para os 106 quilómetros do Ultra Trail, em que atravessam os concelhos de Portalegre, Marvão e Castelo de Vide.

Pelas 9h de sábado, dia 7, 229 atletas partem de São Julião para uma travessia de 44 quilómetros, e no domingo, dia 8, pelas9h, 445 atletas arrancam de Alegrete para o trail mais curto deste UTSM, o de 23 quilómetros. Meia hora mais tarde, no Reguengo, é a vez de 289 atletas partirem para a Prova de corrida e/ou caminhada por trilhos com uma extensão aproximada de extensão aproximada de 12 Km.

Todos terminam em Portalegre, no Estádio Eduardo Sousa Lima, onde serão recebidos num clima que será certamente de grande festa e companheirismo.
O UTSM conta este ano com 1479 participantes, de 16 nacionalidades, e com uma organização gigantesca com mais de 400 de 400 voluntários, além dos Bombeiros, forças de segurança e funcionários do município.

Segundo João Carlos Correia, do ACP, as expectativas para esta edição «estão no máximo» e mostra-se muito satisfeito com o número de inscritos «que suplantou os números de edições anteriores.

Quanto à prova, o responsável refere que «vai ser dura», sendo que parte dos trilhos são técnicos e difíceis. Para além, disso os participantes vão ainda contar com as questões meteorológicas, que podem chegar aos 25 graus, «o que para os participantes será difícil.

O UTSM vai contar com transmissão em directo nas páginas oficiais da prova, da HLS Media e também do Jornal Alto Alentejo.

Publicidade