Turismo ambiental e sustentabilidade no Parque Natural da Serra de S. Mamede em debate

O “Turismo Ambiental e Sustentabilidade no Parque Natural da Serra de São Mamede” foram os temas em destaque no seminário que decorreu na manhã de 15 de Março, na Quinta Olhos d’Água, em Marvão.

A sessão de abertura do evento esteve a cargo de Fernando Rebola, vice-presidente do Politécnico de Portalegre, Olga Martins, directora Regional do ICNF, Luís Vitorino, presidente da Câmara Municipal de Marvão, e Fermelinda Carvalho, presidente da Câmara Municipal de Portalegre.

Na sua intervenção o vice-presidente do Politécnico de Portalegre destacou a riqueza do evento pelo «potencial de aprendizagem» e por proporcionar uma «reflexão mais aprofundada» sobre a temática. Fernando Rebola referiu ainda os desafios da gestão da actividade turística nas áreas protegidas uma vez que, ao mesmo tempo, que são potenciadoras do crescimento das regiões, «não poderão ser limitadoras das legitimas ambições de desenvolvimento das populações cujos territórios se inserem nestas áreas protegidas». (…) «Terá que se fazer um equilíbrio que é difícil, mas necessário (…) e é imperativa a criação de modelos de desenvolvimento e planos de acção que sejam ajustados às características específicas de cada área protegida e que, ao mesmo tempo, possam valorizar e respeitar a protecção ecológica, e beneficiar as populações locais».

O seminário, co-organizado pelo Politécnico de Portalegre e pela Câmara de Marvão, debateu as temáticas do turismo e da sustentabilidade, numa perspectiva de valorização do Parque Natural, com intervenções de José Santos, da Turismo do Alentejo e Ribatejo, Jorge Velez, da Lugares da Serra Alentejana; Paula Trindade, vereadora da Câmara de Marvão, e João Carlos Farinha, Chefe de Divisão de Co-gestão de Áreas Protegidas.

O evento culminou com um passeio pelo percurso pedestre PR5-Caminho dos Olhos d’Água.

Publicidade